Um concerto didático de música clássica para alunos do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), que acontecerá na próxima terça-feira (2), às 16h no Teatro Linda Mascarenhas, marca o início de um projeto que pretende levar música, educação e cultura para os estudantes do complexo educacional. A iniciativa surgiu da parceria entre o espaço, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e deve acontecer mensalmente a partir de abril. O evento é gratuito e aberto ao público.
Segundo o diretor do Linda Mascarenhas, Júnior Almeida, a ocasião será como uma aula musical, onde a orquestra da Ufal apresentará não só música, mas todo um contexto sobre o compositor e as composições. Nesta primeira data, o evento traz para os estudantes e o público em geral a obra mais famosa de Vivaldi, As Quatro Estações.
“Nosso maior objetivo é fazer com que esses alunos tenham acesso gratuito a esse tipo de música e conheçam essa produção, além de possibilitar a apresentação da orquestra e formar público para esse tipo de evento”, detalhou Almeida.
A ideia é que as produções musicais sejam apresentadas anteriormente nas salas de aula pelos professores, para que despertem curiosidade e interesse nos estudantes. Para isso, as escolas receberão material sobre as temáticas dos concertos para serem trabalhados com os alunos nas escolas antes das apresentações.
“O projeto propõe um vínculo entre a sala de aula e as apresentações musicais no teatro”, concluiu o diretor.