Com o início da quadra chuvosa, que engloba os meses de abril, maio, junho e julho, a Coordenadoria municipal de Defesa Civil (Comdec) está intensificando o monitoramento das áreas de risco de Maceió. O órgão conta com informações repassadas pela Secretaria estadual de Meio ambiente e recursos hídricos (Semarh), que dispõe da Sala de situação, onde é feito o acompanhamento da previsão do tempo em todo o estado.

“Com a sala de monitoramento, estamos recebendo tudo em tempo real, o que ajuda nas medidas que tomamos como, por exemplo, atender as família que estão vivendo em áreas de risco. Aqui na Comdec, temos o Centro de gerenciamento de emergência, que recebe as informações e coordena as nossas ações”, explicou Dinário Lemos Júnior, coordenador da Comdec.

O Centro de gerenciamento de emergência faz parte do Conselho municipal de Defesa Civil, composto por representantes da Secretaria municipal de infraestrutura (Seminfra), Superintendência municipal de Controle do Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e Secretaria municipal de Assistência Social (Semas). O objetivo do Conselho é definir ações e agir junto aos moradores das área de risco em caso de chuvas intensas.

A Comdec passa a contar também com a colaboração dos Núcleos comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Nesta terça-feira (02), foram publicados no Diário Oficial do Município os nomes dos presidente dos núcleos, que exercem os cargos de maneira voluntária. Os 37 Nudecs têm como função repassar à Comdec as informações sobre a situação nas áreas de risco.

“Os presidentes e vice-presidentes dos núcleos são pessoas que vivem nas comunidades e por isso, eles terão uma ideia real do que acontece em cada localidade. A maioria é líder comunitário, o que vai nos ajudar muito. Essa interação entre a Comdec e os núcleos é de fundamental importância”, colocou Dinário.

A Comdec disponibiliza um número de telefone para que a população entre em contato com o órgão em caso de emergência (3315-1437).