Integrantes de quatro movimentos de trabalhadores rurais ocupam, desde a manhã desta segunda-feira (01), as Fazendas Caboge, Açucena e Mangabeiras, na cidade de União dos Palmares. De acordo com os representantes do Movimento Via de Trabalho (MVT), Movimento Luta pela Terra (MLT), Movimento Unidos pela Terra (MUPT) e Movimento Terra Livre as propriedades pertencem a João Lyra.

Segundo Marcos Antônio das Silva, da coordenação estadual do MVT, cerca de 150 trabalhadores ocuparam as fazendas e não deixarão o local. Ele explicou que o objetivo da ocupação é pressionar o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a adiantar o processo de desapropriação da área de dois mil hectares das três propriedades.

“Ocupamos e não vamos sair, queremos uma providência do Incra. Os quatro movimentos estão unidos para resolver essa questão”, afirmou o líder do MVT em Alagoas.

Marcos Antônio afirmou também que os movimentos compartilham a revolta dos trabalhadores das usinas de João Lyra, que estão sem receber salários.