É “muito difícil” o São Paulo ter Luís Fabiano na partida contra o The Strongest, na próxima quinta-feira, em La Paz, pela Copa Libertadores da América. A análise é do vice-presidente de futebol do clube tricolor, João Paulo de Jesus Lopes, que confia no recurso enviado à Conmebol para ter o atacante em campo no jogo do dia 17 de abril, contra o Atlético-MG, no Morumbi.

Luís Fabiano foi punido pela Conmebol com uma ausência de quatro jogos (sendo um da suspensão automática) após a expulsão ao fim do empate por 1 a 1 com o Arsenal, em 7 de março, no Pacaembu. A acusação é a de que ele proferiu “graves insultos" ao árbitro colombiano Wilmar Roldán.

 

De acordo com Jesus Lopes, não há a previsão de data para a análise do recurso, que na última semana foi enviado à Câmera de Apelações da entidade. “É muito difícil, mas não impossível”, segundo o dirigente, que se julgue o caso antes da partida contra o The Strongest.

 

“Na minha opinião o recurso é muito consistente, temos elementos que nos permitem acreditar que a pena será revista”, disse Jesus Lopes neste domingo, no Morumbi, onde o São Paulo foi derrotado pelo Corinthians por 2 a 1, pelo Campeonato Paulista. Ele acrescentou que é “bem mais factível” pensar que Luís Fabiano possa ser liberado para enfrentar o Atlético-MG, pela sexta e última rodada do Grupo 3 da Libertadores.

 

Como o São Paulo viaja para enfrentar o The Strongest somente na quarta-feira, o clube pode esperar uma posição da Conmebol para saber se Luís Fabiano integrará a delegação. A equipe embarca nesse dia para Santa Cruz de la Sierra e parte para La Paz, local do jogo, somente na quinta.

A punição de quatro jogos aplicada pela entidade a Luís Fabiano é a mínima a quem tiver "conduta antidesportiva contra um oficial de jogo (insultar ou fazer gestos ofensivos graves)", segundo o código disciplinar recém-criado pelo órgão.

 

A estratégia dos advogados são-paulinos para amenizar a sanção é desqualificar a acusação de ofensa e classificar o caso como "protestar reiteradamente ou descumprir ordens do árbitro" – a pena, nessa hipótese, partiria de um jogo de suspensão.

 

Luís Fabiano é o artilheiro tricolor no Estadual, com oito gols marcados. Apesar dos bons números, chamou a atenção o desabafo feito pelo jogador em 24 de março, após a vitória sobre o Bragantino, quando o atleta se disse infeliz. Em entrevista à Rede Globo neste domingo, o jogador afirmou inclusive que pensou em parar de jogar futebol – hipótese refutada por Jesus Lopes.

 

“Não vejo nenhuma possibilidade”, disse o dirigente, citando que Luís Fabiano tem “objetivos e perspectivas” a alcançar na carreira. O jogador, 32 anos, retornou ao São Paulo em 2011, comprado do Sevilla por 7,6 milhões de euros. Ele tem contrato com a equipe tricolor válido até 2015.