Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta segunda-feira (01), revelou que quatro cidades alagoanas estão entre os 20 municípios e regiões com mais armas de fogo no Brasil. No ranking, liderado por Itamaracá (PE), Palmeira dos Índios aparece em quarto lugar, Maceió em quinto, São Miguel dos Campos em oitavo e Penedo em 18º lugar.
Os dados são relativos à pesquisa feita em 2010 e apontam que de todas as cidades e regiões estudadas, 13 são no Nordeste.
Em menos de uma semana, cidades alagoanas ganharam destaque por conta da violência. A CNN do México divulgou uma matéria mostrando Maceió como uma das capitais mais violentas do mundo.
Para medir a quantidade de armas de fogo no País o Ipea informou que o levantamento usou a proporção de suicídios e homicídios por arma de fogo, em relação ao total, para microrregiões do Brasil com mais de 100 mil habitantes. Uma microrregião pode conter mais de uma cidade.
João Pessoa (PB), onde a população supera um milhão de pessoas e a taxa de homicídio é de 77,1, aparece em segundo lugar. O terceiro posto pertence a Pacajus (CE), onde vivem 117 mil pessoas e a taxa de homicídio é de 27,3 para cada 100 mil pessoas.
Por outro lado, entre as microrregiões com o menor número de armas de fogo em 2010, 12 estavam no Sudeste. A liderança pertence a Barreiras, na Bahia, onde moram 286,1 mil pessoas e a taxa de homicídio é de 0,7 para cada 100 mil pessoas.