O que eu sei de Junqueiro, AMA, Girau, Pilar, Marechal, Viçosa, Maragogi e Flexeiras

01/04/2013 15:13 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira
Image

 

Junqueiro

Tida com a terra da “Paixão” Junqueiro mais uma vez inovou agora na Semana Santa, se destacando com a apresentação da Encenação da Paixão de Cristo. Em  cena estavam dois artistas globais; Renato Góes e Mônica Carvalho. A peça que faz parte do teatro ao ar livre, Lulu Barbosa, atraiu cerca de 20 mil pessoas, segundo informou o prefeito Fernando Pereira. O evento ocorreu no tradicional Morro do  Alto do Cruzeiro, durante às noites de quinta e sexta-feira. “Somente no segundo dia, nós contabilizamos 70 ônibus lotados; foi um recorde do público, certamente pelo fato de Arapiraca não ter realizado este ano a sua Paixão de Cristo”, comentou o prefeito, que agraciou seu povo na quarta-feira, com a distribuição de 27 toneladas de peixe.

Educação – AMA

Pela previsão do consultor da AMA, Luís Geraldo os municípios alagoanos vão trabalhar no vermelho este ano, em se tratando de manutenção da folha de pagamento da Educação, que pode chegar ao final com um desfalque de 700 mil reais. Orientou para que os prefeitos tenham cautela nas despesas e que não façam previsões de otimismo, quanto aos recursos oriundos do governo federal. “Já temos dados que houve agora em 2013, uma redução de 33 mil alunos não matriculados; isso quer dizer que são menos 74 milhões que vão deixar de entrar em Alagoas”, alertou, durante reunião nesta segunda-feira, pela manhã na sede da AMA

Girau do Ponciano - AMA

A explanação sobre os recursos do Fundeb para o ano de 2013, apresentada nesta segunda-feira, na sede da AMA, pelo consultor Luís Geraldo, deixou todos os prefeitos cabisbaixos; sobretudo porque o governo federal prorrogou por mais 9 meses, a exclusão  do IPI na compra de automóveis, fonte que é tida como o principal imposto injetado no FPM. O prefeito de Girau, por exemplo, era um dos mais preocupados. É que em seu município, Fabinho Aurélio lida na manutenção de 68 escolas da rede municipal; um número exagerado e até de arrepiar também muitos gestores públicos, que dispõem de minguadas verbas para tantas broncas.  

Pilar

Como metas para gerar emprego e renda para a população, sobretudo atraindo gente de toda parte, é que a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos está anunciando o retorno do tradicional Festival da Cana, que há um longo tempo estava esquecido pelo povo da terra do bagre. O evento já está agendado para o próximo mês, entre os dias 17 e 19.

Viçosa

Há oito dias, a prefeitura selou uma parceria com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), para que o órgão se instale na cidade. A pretensão do Ifal é para que a partir do segundo semestre deste ano, o projeto já comece a funcionar. Desde já, começa a ser feito  um levantamento dos dados socioeconômicos da região e posteriormente a realização de audiência pública, a fim de definir os cursos que serão ofertados. A prefeitura vai disponibilizar a escola municipal São José.

Maragogi

Quarta-feira última, a cidade comemorou junto com os demais municípios vizinhos os 10 anos de existência do Corpo de Bombeiros Militar na região. A solenidade militar contou com a presença do Comandante Geral do CBMAL, Coronel Luiz Antônio Honorato, que destacou a importância do Grupamento naquela área. O quartel conta com cinco viaturas operacionais e atende, além de Maragogi, mais 13 municípios.

Marechal

Como alternativa de levantar fundos, sobretudo pelo elevado índice de inadimplência, foi que a Secretaria de Finanças enviou  para a Justiça os processos de dívida ativa de IPTU. Os contribuintes em atraso ainda podem procurar o setor de tributos para regularizar seus débitos ainda sem os honorários e taxas que acabam onerando ainda mais a dívida já existente. A dívida ainda pode ser parcelada em 36 vezes e em alguns casos com desconto de 90% nas multas e juros.

Flexeiras

Provavelmente já no próximo mês, a população de Flexeiras ganhará um reforço de grande importância para garantir o abastecimento de água em suas residências. Uma nova adutora vem sendo construída, a fim de substituir a existente feita de PVC, que não vem dando conta do recado, sobretudo com sérios problemas de rompimentos. A nova adutora, de ferro fundido, vai garantir segurança e regularidade no abastecimento. Cerca de 40% da obra já está concluída. Na nova adutora, que possui 1.500 metros de extensão e 150 milímetros de diâmetro, a Casal está investindo, com recursos próprios, na ordem de R$ 150 mil.

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..