A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a empresa Círculo, fabricante das linhas Cléa e Anne, promove nesta terça-feira, 2 de abril, uma palestra para artesãos que trabalham com a renda Filé em Maceió. O evento é gratuito e acontece das 9 horas até as 11h30, no auditório da FMAC, na Avenida da Paz no bairro Jaraguá.

O convidado para a apresentação é o gerente da Círculo, Cleber Rosa. Ele vai apresentar o processo de produção das linhas que são a matéria prima para os artesãos do Filé, bem como oferecer orientações sobre os processos mais adequados para lavagem dos produtos visando à melhor preservação das cores e consequentemente durabilidades das peças produzidas.

A Assessora Especial da FMAC, Vania Amorim, explica que esse canal de comunicação entre as rendeiras e o fabricante da sua principal matéria prima é importante para a aproximação das relações, solução de problemas e apontamento de necessidades específicas do setor. “Esse é o primeiro passo para a instituição de futuras parcerias com a Círculo”, acredita.

IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA

Segundo Vania Amorim, essa ação da FMAC marca o início da parceria da Cultura do Município com a Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para o projeto de Indicação Geográfica Filé das Lagoas.

O projeto implica na conquista do selo de Indicação Geográfica concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para o Filé produzido na região do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, área onde a produção da renda é mais expressiva.

O selo de qualidade funciona como uma proteção comercial para o Filé que passa a ser reconhecido por características distintas em relação ao que, por ventura, seja produzido em outras áreas. A estimativa é de que a partir da conquista do selo o produto tenha crescimento de até 30% nas vendas, além de uma melhor valorização no mercado.