Após ganhar destaque negativo na mídia nacional com uma matéria do jornal Folha de São Paulo, Maceió voltou a ser mencionada como uma das capitais mais violentas do mundo. No site mexicano da rede americana de televisão CNN, uma reportagem veiculada nesta quarta-feira (27), elenca as dez cidades mais violentas do mundo. Maceió aparece na lista em sexto lugar.
Em um vídeo da rede de televisão que fala sobre a violência nas cidades latino-americanas, a cidade hondurenha de São Pedro encabeça a lista com 169.30 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Maceió registrou 85.88 crimes. Outra cidade brasileira que também foi mencionada na pesquisa é a capital paraibana João Pessoa. A cidade aparece em décimo lugar e registrou 71.59 homicídios para cada cem mil habitantes.
Os dados são do Consejo Ciudadano para La Seguridad Publica Y La Justiça do México. O apresentador chama a atenção para a grande quantidade de mortos nessas cidades.
Na reportagem a CNN fala sobre o alarmante número de assassinatos na cidade de São Pedro, onde três pessoas são assassinadas por dia.
Veja vídeo no link:
http://mexico.cnn.com/videos/2013/03/27/cuales-son-las-ciudades-mas-violentas-del-mundo
Estado mais violento do país
No último domingo (24), uma reportagem da Folha de São Paulo apontou Alagoas como o estado mais violento do país.
Os pontos destacados pelo portal são a falta de efetivo de policiais, apuração dos crimes ocorridos, principalmente a estrutura do sistema penitenciário do estado, que não dispõe de presídios para abrigar presos no regime semiaberto.
A reportagem faz uma análise de todas as “falhas” existentes na Segurança Pública, o que acarretou para a capital do estado liderar o ranking de homicídios no país. Matéria faz parte de uma série de reportagem “Capitais do Medo”, sobre as capitais que lideram registram de violência letal no país.