Os policiais e bombeiros militares realizaram em caminhada na manhã deste domingo, 24, a fim de conscientizar a sociedade acerca das ações da categoria que busca resgatar os direitos constitucionais e os que já foram definidos em reuniões com o Governo do Estado.
Com diversas faixas mostrando a insatisfação e a desvalorização profissional, os militares percorreram a Orla de Pajuçara até o antigo Alagoinhas, na Ponta Verde. Pelo caminho, eles entregaram panfletos informativos sobre a atual situação da segurança pública e o descaso do Governo com a categoria.
“Neste domingo, resolvemos mostrar nossa insatisfação com o Governo na Orla. Trouxemos nossas famílias para junto conosco panfletar e apresentar à sociedade todas as dificuldades que passamos para exercer nosso papel perante a população. Nossas esposas e filhos também sofrem com o descaso do Governo, pois os salários que recebemos não supre todas as necessidades de uma casa”, informou o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (ASSMAL), sargento Teobaldo de Almeida.
De acordo com o diretor da Associação de Cabos e Soldados em Alagoas (ACS/AL), cabo PM Wellington, esta caminhada serviu para mostrar a população à situação caótica em que Alagoas se encontra. “A violência atingiu índices alarmantes e isso é consequência da falta de valorização dos profissionais da segurança pública. Vamos reivindicar sempre que for necessário, mas de forma pacífica, porém se for preciso, vamos pressionar de forma mais incisiva. Nosso movimento está cada vez mais forte e vai crescer ainda mais”, disse.
Nas últimas semanas, os policiais e bombeiros realizaram diversas mobilizações no Centro de Maceió, com direito a caminhadas e vigílias em órgãos públicos. Agora, o Movimento Unificado dos Militares de Alagoas entra em uma nova fase de mobilizações.
“Queremos passar para a sociedade a situação dos bombeiros e policiais. As negociações não avançam e por isso, estamos saindo às ruas para esclarecer tudo sobre as nossas lutas. Devido às últimas mobilizações, o Governo já ameaçou notificar os presidentes de associações por crime militar. Isto já é uma forma de nos calar, mas não vamos parar. Iremos continuar nossa batalha”, informou o sargento.
Agenda de mobilização
As mobilizações continuam no decorrer da semana. Na segunda-feira, 25, haverá uma panfletagem, a partir das 7 horas, na Avenida Fernandes Lima, nas imediações do Posto Convem. Além disso, eles estarão reunidos, a partir da 10 horas, em frente ao Palácio República dos Palmares, no Centro, aguardando o resultado da reunião entre os oficiais do Comando da PM e o governador Teotonio Vilela Filho, que discutirão sobre a aplicabilidade do realinhamento salarial.
Já na terça-feira (26) a categoria realizará às 15h, em frente à Secretaria da Fazenda (SEFAZ) uma Assembleia Geral a fim de discutir os rumos do movimento.
