Assessoria

Se há algumas décadas a beleza masculina se resumia em fazer a barba e manter o cabelo bem cortado, os homens do século XXI não se limitam mais à oferta de produtos disponíveis no armário do banheiro. Eles estão aprendendo a se cuidar mais, e a prova está no aumento da procura por produtos específicos para as necessidades deles. Os homens querem soluções prontas, práticas e multifuncionais, que aliem tecnologia a ingredientes naturais para os cuidados do dia a dia.

Pesquisadores de mercado revelam que o Brasil é o terceiro mercado no consumo de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. O país movimenta R$ 15,4 bilhões por ano e os cuidados com os cabelos lideram o ranking de gastos, segundo dados do IBGE.

Neste mercado próspero, a beleza masculina se anuncia promissora e ganha atenção especial das indústrias especializadas em cosméticos. Hoje, os produtos para os homens representam 37% do volume de vendas das categorias de higiene e beleza, estimando-se que em 75% dos lares brasileiros são consumidos produtos específicos para eles, de acordo com pesquisa de mercado da Nielsen.

A Natura aposta nesse nicho e ampliou ainda mais a sua linha de produtos da marca Natura Homem, trazendo novos itens para os cuidados dos cabelos – xampu, condicionador e gel. Agora, são 15 itens ao todo. E os diferenciais estão na textura leve e fragrância refrescante, em fórmulas que contém o Complexo Revigorante NH, composto que combina Pró-Vitamina B5, extrato de Moringa e Bio-aminoácidos de Quinoa, desenvolvido para fortalecer a fibra capilar e restaurar os cabelos masculinos.

“Os ativos naturais agem profundamente garantindo saúde e resistência dos fios, além da sensação de cabelos mais controlados, ou seja, no lugar certo. As embalagens e o sensorial do produto, incluindo sua fragrância, foram pensadas para deixar o momento do banho ainda mais agradável e prático para os homens”, conta Andre Abreu, gerente da categoria Homem da Natura.

Mercado

De 2006 a 2011, o consumo de produtos de higiene e beleza masculinos cresceu 163%, atingindo US$ 4 bilhões. O Brasil representa 12% das vendas mundiais de produtos do setor e deve se tornar o maior mercado até 2015, segundo a consultoria Euromonitor. “A Natura tem como vantagem o seu enorme canal de distribuição”, avalia André, se apoiando no fato de que muitos homens estão ampliando o consumo de produtos de higiene pessoal e beleza por influência feminina e o negócio da Natura é sustentado por elas, tanto na força de vendas quanto no público consumidor.