Três motoristas foram indiciados por homicídio em pelo menos cinco casos de atropelamento de ciclistas desde 2009 na capital paulista. Na cidade, nove ciclistas são internados por dia em hospitais públicos desde janeiro deste ano. No domingo (10), David Santos de Souza, 21 anos, teve o braço amputado após ser atropelado na Avenida Paulista. O motorista havia bebido e jogou a parte amputada da vítima em um córrego.

Em um dos casos a polícia espera pelo laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) e a autorização da Justiça para ter mais prazo para investigações complementares, pois a autoria ainda é desconhecida. No outro, o inquérito foi relatado sem ninguém preso.

 

Em 14 de janeiro de 2009, a ciclista Márcia Regina de Andrade Prado, 40 anos, morreu após ser atropelada por um ônibus no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Pamplona, na região central de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, a delegada titular do 78º Distrito Policial, Victória Lobo Guimarães, informou que o inquérito foi relatado à Justiça no mesmo ano, sem ninguém preso. Não foi informado se há indiciamento.

Em 13 de junho de 2011, Antonio Bertolucci, 68 anos, também morreu ao ser atropelado por um ônibus na Avenida Sumaré, perto da Praça Caetano Fraccaroli, em Perdizes, na zona Oeste de São Paulo.

De acordo com o delegado Gilmar Pasquini Contrera, titular do 14º Distrito Policial, o inquérito foi relatado à Justiça com o indiciamento do motorista por homicídio culposo. O nome do indiciado não foi divulgado.

Em 2 de março de 2012, a ciclista Juliana Dias, 33 anos, morreu após ser atropelada na Avenida Paulista, na região central de São Paulo. Segundo a delegada titular do 78ºDP, Victoria Lobo Guimarães, o inquérito foi concluído e encaminhado à Justiça em 3 de abril de 2012. O motorista foi indiciado por homicídio culposo. O nome dele não foi divulgado.

Em 3 de abril de 2012, o ciclista Lauro de Jesus Neri, 49 anos, morreu após ser atropelado por um carro na Avenida Pirajussara, na zona Oeste de São Paulo. O delegado Paul Henry Verduraz, titular do 34º DP, informou que o inquérito foi relatado à Justiça no fim de 2012. O autor do atropelamento, Lourenço Fernandes de Azevedo, foi indiciado e preso por homicídio culposo.

Em 8 outubro de 2012, um ciclista, cujo nome não foi divulgado pela polícia, morreu após ser atropelado por um carro no cruzamento da Avenida Doutor Gastão Vidigal e a Rua Hassib Mofarrej, na Vila Leopoldina, zona Oeste de São Paulo.

Segundo a secretaria de Segurança, o caso ainda está sob investigação no 91º DP. O delegado Wanderley Afonso da Costa Júnior aguarda o laudo do IML. Testemunhas estão sendo ouvidas. O inquérito está no fórum da capital porque foi pedido mais prazo para investigações complementares. Autoria ainda é desconhecida.