Poder político e a casa dos horrores ou o clube dos cafajestes?

15/03/2013 09:33 - Voney Malta
Por Voney Malta

 

Já está institucionalizado, já virou regra e pronto. Qualquer protesto, seja de sindicatos, professores, motoristas, associações, movimentos sociais, enfim, até de moradores de uma rua, só é feito e só tem efeito, em sua maioria, se ocorrer com a interdição da rua ou de uma avenida e até de uma rodovia.

Engraçado é que para fazer uma greve e até uma passeata deve-se informar aos órgãos competentes de tal decisão, porque pessoas serão atingidas nos serviços que são fornecidos e, talvez, nos seus direitos. Mas para interdição de uma via, na prática, não é preciso nada.

É claro que não discuto se as reivindicações são justas, pelo contrário. No entanto, acredito que o desrespeito das categorias com relação aos direitos das pessoas que precisam circular decorre exatamente da descrença da população com relação ao poder público.

Ora, o ente público é parte da própria classe política; homens e mulheres a quem damos, através do voto, autorização para nos representar. No entanto, sabemos que a maioria da população não respeita os detentores da poder político e/ou do poder público.

É simples de entender um dos motivos disso: A grande maioria da classe política brasileira nas Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, Congresso Nacional e até na chefia do Poder Executivo representam a Casa dos Horrores reunidos como um Clube dos Cafajestes dada a grande quantidade de escândalos em que se vêm envolvidos. Este é um dos motivos pelo qual ninguém respeita o direito do outro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..