Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), da Secretaria de Estado da Pesca e da Aquicultura (Sepaq) e do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) estarão reunidos, na próxima quinta-feira (14), para a realização de um roteiro de vivências aos produtores de ostras no município de Coruripe, no interior de Alagoas.
O evento faz parte do projeto de fortalecimento da cadeia produtiva da ostra, bem como da pesca artesanal e da aquicultura. Também participam da iniciativa, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores.
Para a coordenadora local do IABS, Marcela Pimenta, o evento é uma excelente oportunidade para os chefes de cozinha e os empreendedores aproximarem-se dos produtores de ostras de Alagoas.Além de fortalecer a cadeia produtiva da ostra, a visita também visa apoiar ações relacionadas à responsabilidade social e às comunidades envolvidas com a produção do molusco.
“Durante o tour, todos poderão acompanhar como essas ostras são cultivadas e depuradas. Em Coruripe, nós temos uma depuradora de moluscos de primeira linha, onde as ostras passam por um severo processo de filtragem, deixando o produto nas melhores condições”, explicou a coordenadora.
Na programação do evento, além de conhecer os cultivos de ostra do município, os técnicos irão visitar a depuradora de moluscos.