O jogador porto-riquenho Renaldo Balkman, 28, que já teve passagem pela NBA (a liga dos Estados Unidos), foi banido do basquete profissional das Filipinas por agarrar um companheiro de time pelo pescoço durante um jogo.
O ex-jogador de New York Knicks e Denver Nuggets também levou uma multa de 250 mil pesos filipinos (R$ 12 mil), informou nesta segunda-feira a Associação Filipina de Basquete.
Balkman, que joga pelo Petron Blaze Boosters, agarrou seu companheiro de equipe, Arwind Santos, enquanto este tentava acalmá-lo após uma discussão com o árbitro da partida.
"Eu também levei em consideração o desrespeito evidente do Balkman para com a sensibilidade do país por seu ato de asfixia em quadra, em público, com seu próprio companheiro, que estava tentando acalmá-lo", afirmou Chito Salud, comissário da Associação Filipina de Basquete.
Após o episódio, Balkman emitiu uma nota se desculpando. "Eu, Renaldo Balkman, gostaria de pedir desculpas aos meus companheiros, meus fãs, a Associação de Basquete das Filipinas e a organização Perton Blaze Boosters (...). Eu nunca tive a intenção de causar danos a outro ser humano, especialmente um companheiro de time que eu respeito profundamente".