O psolista Alexandre Fleming - que disputou a Prefeitura Municipal de Maceió em 2012 - não esconde o desejo de concorrer a única vaga do Senado Federal em jogo, no ano de 2014. Sobre o assunto já tratei aqui no blog.
Se pelo PSOL, Fleming terá pela frente prévias na disputa com a vereadora Heloísa Helena, que permanecendo no partido, também demonstra desejo por disputar o Senado Federal.
Fleming e Heloísa Helena estão em campos totalmente oposto dentro da legenda de esquerda. Há quem aposte que a vereadora embarque de vez no projeto de Marina Silva: a Rede Sustentável. Mas, não é o que a própria Heloísa Helena afirma, ao traçar seus projetos políticos para um futuro próximo.
Alexandre Fleming também demonstra o interesse de ficar na legenda, mas - diante do xadrez político que se desenha - tem dialogado com muitas agremiações que estão abrindo as portas para o psolista. São partidos que apostam na viabilidade de um nome novo ao Senado Federal.
Um destes - como já posto pelo site Alagoas24Horas - é o PHS. Conversei com o presidente do PHS, Marcos André. Ele confirmou que fez o convite ao Fleming. “O partido tem buscado nomes que consideramos importante para um projeto bom em 2014, com candidaturas viáveis. Fizemos o convite ao Alexandre Fleming e aguardamos resposta. As portas estão abertas para ele”, sentenciou Marcos André.
Fleming também tem a simpatia de setores do Partido dos Trabalhadores. Porém, no PT a situação é bem mais complicada: são muitas estrelas dentro da “estrela vermelha”, além dos compromisso da legenda que podem fazer com que os petistas acabem cumprindo um papel coadjuvante no processo de 2014, lançando apenas candidatos proporcionais. Há uma preocupação - que parece ser prioridade - em manter a vaga na Câmara Federal, por exemplo.
O vereador Eduardo Canuto (PV) também demonstra interesse em ter o nome de Fleming em sua legenda. Canuto disse que não pode falar como presidente de legenda, por ser apenas um membro da agremiação, mas se coloca à disposição de Alexandre Fleming para ser o interlocutor de uma primeira conversa com o PV.
De acordo com bastidores, há outras siglas menores que também estão chegando com os convites. Falei com Fleming no dia de ontem. A única coisa que ele afirma é que tem o projeto para o Senado Federal.
Estou no twitter: @lulavilar