O jogo da tarde deste domingo (03), no moderno estádio Arena Castelão, em Fortaleza, foi digno de história, principalmente para o ASA, que sofreu e segurou uma pressão impressionante do Ceará e no final do jogo, com um gol de Léo Gamalho, garantiu a vitória e a inédita classificação para a final da Copa do Nordeste.
Agora, a equipe alvinegra, que comprova a sua grande fase no futebol nordestino, enfrenta outra surpresa, o Campinense, que eliminou o Fortaleza.
O JOGO – 1º TEMPO
No moderno estádio Arena Castelão, o ASA tentava fazer história, eliminando o time da casa, o Ceará, na semifinal da Copa do Nordeste. Para a equipe alagoana, um empate em 4 a 4 ou uma vitória simples eram os únicos resultados.
No começo do jogo a equipe da casa tomou a iniciativa, mantendo a posse de bola. Mas, o time do ASA deu o primeiro susto em jogada de Léo Gamalho, que logo foi afastada pela defesa do “Vovô”.
Depois do susto, o Ceará partiu pra cima do ASA e levou perigo com Magno Alves, que mandou próximo da balizada defendida por Gilson. No lance seguinte, o perigo foi ainda maior, dessa vez com Ricardinho, que da entrada da área acertou a trave do alvinegro de Arapiraca.
Na metade da etapa, o ASA conseguiu respirar, mas continuava com dificuldades na criação de jogadas. Antes do apito final no primeiro tempo, o meia Régis ainda assustou o arqueiro Gilson e deixou desesperada a torcida do Ceará, que lotou o estádio e olhava o tempo passar, sem que os gols acontecessem.
Aos 45 minutos, o árbitro encerrou o primeiro tempo, com um empate sem gols entre Ceará e ASA. A decisão de semifinal ficaria para a segunda etapa.
2º - TEMPO
Veio o segundo tempo e o Ceará continuou soberano, pressionando e levando perigo ao gol alvinegro arapiraquense. O atacante Anselm por muito pouco não abre o placar, após bater forte em cima de Gilson e a defesa afastar o perigo.
Era impressionante o domínio do Ceará no jogo e a força do ASA para se defender e suportar a pressão. Por outro lado, o time alvinegro criava algumas chances nos contra-ataques, mas tinha sérias dificuldades na finalização.
O Ceará agradecia e continuava pressionando. As substituições aconteciam de ambos os lados, mas a realidade do jogo era a mesma, com o time da casa superior em campo.
Porém, como uma história de guerreiros que suportaram a pressão e conseguiram êxito, o ASA, num dos poucos ataques em toda a partida, conseguiu abrir o placar.
GOOOOLLLL DO ASA! Aos 37 minutos, Osmar cobrou escanteio e Léo Gamalho, destaque do ASA na competição, subiu mais que toda a defesa rival e testou para o fundo das redes. Ceará 0 x 1 ASA.
Depois do gol, o Ceará ainda criou chances, mas, da mesma forma que toda a partida, o ASA mostrou segurança e afastou o perigo, garantindo a vitória e a classificação histórica para a final da Copa do Nordeste, contra o Campinense que eliminou o Fortaleza.
FICHA TÉCNICA
Ceará 0x1 Asa
Local: Arena Castelão
Data: 3 de março de 2013
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Assistentes: Luis Carlos Teixeira e Wilson Dias da Hora (BA)
Renda: R$ 1.266.417,00
Público: 52.207 pagantes (1.200 não pagantes)
Cartões amarelos: Diogo Orlando (C), Chiquinho (A), Thalisson (A), Osmar (A), Fabiano (A)
Gols: Léo Gamalho, aos 38min do 2º tempo
CEARÁ: Fernando Henrique; Eric (Lulinha), Cleiton, Marlon e Gerley; Diogo Orlando, Régis (Pingo), Gabriel e Ricardinho; Magno Alves e Anselmo (Valber). Técnico: Ricardinho
ASA: Gilson; Osmar, Tiago Garça, Edson Veneno e Chiquinho; Fabiano, Cal, Jorginho (Ray) e Didira; Léo Gamalho e Thalisson (Vanderson). Técnico: Leandro Campos