Mesmo com a tensão gerada pelo jogo sem torcida do Corinthians no Pacaembu, nesta quarta-feira, a Rede Globo apostou na presença de um convidado conhecido pelo jeitão engraçado e sem papas na língua: Vampeta. Em uma transmissão mais silenciosa, em que os aspectos mais comumente presentes no rádio acabaram ganhando destaque, as piadas do ex-jogador foram responsáveis por deixar o clima um pouco mais leve – apesar da tragédua de uma semana atrás.

“Para você que está ligado na Globo, começa uma transmissão totalmente diferente do que estamos acostumados”, anunciou Cleber Machado, com as imagens do estádio vazio para a partida contra o Millionarios, no Pacaembu, uma semana após a morte de um boliviano de 14 anos, também em jogo do Corinthians pela Libertadores.

O narrador anunciou Vampeta como a figura excêntrica que ele é, prometendo piadas e causos. E foi o que se ouviu. O “velho Vamp” foi muitas vezes atiçado a fazer suas graças. Falando sobre o silêncio e o fato de os jogadores conseguirem ouvir as instruções, Cleber provocou: “Você dava muito migué e fingia não ouvir o técnico?”. Vampeta admitiu: “Pois é, hoje dá para ouvir tudo, ainda mais o Tite: ‘fala muito, fala muito’ (risos).”

O ex-jogador do Corinthians chegou a contar causos antigos, como quando Gilmar Fubá foi aconselhado a tocar a bola para a primeira pessoa de meia preta que visse – e acabou passando para o árbitro -, e mandou frases como: “para quem já posou nu, eu já tirei a camisa demais (em campo)”.

Durante os 90 minutos de jogo, o que mais se ouviu foram frases do tipo: “ouviu isso?”, “vamos escutar agora…”. Sem a presença da torcida e com os microfones livres para pegar mais detalhes em campo, as conversas entre jogadores, gritos do árbitro, instruções dos técnicos e até as locuções no estádio viraram figuras centrais da transmissão.