Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta terça-feira (26) a visita dos representantes de entidades de classes do setor sucroenergético do Nordeste, que estão em Brasília em busca de apoio dos parlamentares para garantir pleitos do setor contra os prejuízos da seca na região.
A estratégia das entidades é sensibilizar os parlamentares a fim de conseguir a liberação de subsídio econômico para os produtores em relação à safra 2011-12. A proposta é garantir a recapitalização do agricultor para investir na nova safra através da liberação de R$ 10 por tonelada de cana produzida no período. Eles pedem que a medida seja incluída em forma de emenda em medidas provisórias em tramitação no Congresso que tratam do tema.
- Essa solicitação está baseada nas perdas que nós tivemos e estamos tendo com a seca que está comprometendo toda a produção no Nordeste. Estamos perdendo cerca de 20 reais por tonelada de cana que nós produzimos - explicou Lourenço Lopes, presidente da Associação de Plantadores de Cana de Alagoas.
Nesta quarta-feira (27), comissão mista destinada a examinar e emitir parecer sobre a medida provisória que ampliou o pagamento de valor adicional ao benefício Garantia-Safra para a safra 2011/2012 tem reunião de trabalho marcada.
São duas MPs sobre o tema em tramitação no Congresso. A mais recente é a Medida Provisória 603/2013, editada em janeiro. Ela altera a MP 587/2012, que já autorizava um adicional ao benefício e ao Auxílio Emergencial Financeiro para agricultores familiares atingidos pela seca no Nordeste.
A MP também ampliou esse auxílio, destinado às famílias de agricultores que passaram por situações de desastres naturais, para o valor de R$ 320 por família.