Após o carnaval será dada a largada, ou melhor, o treino dos candidatos a deputado federal. Dos oito novos postulantes à Câmara Federal, três têm chances de superar a barreira dos 100 mil votos: Luciano Barbosa, Max Beltrão e Antonio Albuquerque.
A briga em 2014 promete: nove vagas serão bem disputadas.
O PMDB tem projeto em fazer três ou quatro deputados aumentando assim sua bancada. Pelo menos três deles têm condições de superar a barreira dos 100 mil votos: Renan Filho, candidato à reeleição. E os estreantes e ex-prefeitos Luciano Barbosa (Arapiraca) e Max Beltrão (Coruripe).
O partido do senador Renan Calheiros, já articula ainda este ano quatro importantes encontros no interior para agitar o eleitorado realizando palestras, mostrando inclusive as boas atuações em Coruripe e Arapiraca.
O PT do B, mesmo se tratando de um partido nanico, vem com muitas atrações: o projeto do deputado estadual Antonio Albuquerque é atingir a barreira dos 100 mil votos, onde inclusive, recentemente realizou um encontro com a participação de mais de 700 aliados reunindo ex-prefeitos, prefeitos atuais e vereadores. Rosinha da Adefal já entrou na onda de buscar sua reeleição.
E outra atração do partido deve ser o radialista Alves Correia, dono de um programa de maior audiência no Agreste de Alagoas pela rádio Gazeta Fm Arapiraca. Albuquerque promete ainda candidato saindo um do alto sertão de Alagoas e o outro da região norte do Estado.
O partido do senador Benedito de Lira, o PP, trás como nova atração para federal, o prefeito de Paripueira Abrahão Moura e Arthur Lira como disputante da sua reeleição. A turma do tucano, pretende reconquistar a cadeira que foi do atual prefeito Rui Palmeira.
Para isso vai convocar o estreante Pedro Vilela, neto do senador menestrel das Alagoas Teotonio Brandão Vilela e do ex-prefeito de Viçosa, Flaubert Tôrres, além de ser sobrinho do governador Teotonio Vilela. A familia Vilela deseja conquistar uma cadeira na Câmara Federal com o atual secretário de Esportes da prefeitura de Maceió.
Outra atração do PSDB é o empresário Marcelino Alexandre de Arapiraca que deve trocar o PSD de JL pelo PSDB de Teotonio. A terceira força do tucanato é o deputado estadual Inácio Loiola.
O PT que conquistou agora uma vaga com o Paulão, deve disputar a reeleição e tem outro forte concorrente: o deputado estadual Judson Cabral.
A eleição para federal prometer ser uma das mais disputadas da história de Alagoas. Tem nesta eleição já oito novos nomes na disputa, podendo ainda aparecer outros.
É bem verdade que da atual bancada federal, os nove estarão na disputa. Cada um querendo se fortalecer mais. No momento, uma vaga se encontra sendo disputada quase por dois candidatos. A tendência é a disputa ser bastante acirrada.
A lista dos oito novos pode aumentar. Entretanto, é provável que seja quem aparecer codjuvante na disputa.
Em tempo: essa lista aumenta para nove postulantes com a possibilidade do ex-governador Ronaldo Lessa sair com é seu desejo para disputar uma vaga na Câmara Federal.
Mais candidatos a federal
O Blog do Bernardino, acaba de receber que o O Partido Humanista da Solidariedade - PHS, deverá lançar alguns nomes a federal a exemplo de : 1 - Dr. Emanoel Fortes ( Vice-Presidente do Conselho Federal de Medicina), 2 - Flavio Franolli ( Secretaria de Adminsitração de Teotonio Vilela), 2 - Beto Agra ( Vereador por Barra de São Miguel), 3 - Ednaldo da Adfemisc ( Vereador por São Miguel dos Campos), 4- Marcos André ( Presidente Estadual do PHS).
5 - Ildo rafael ( radialista e 1º suplente de Deputado Estadual).
Acesse>twitter>@Bsoutomaior