O som do frevo anuncia que lá vem mais um bloco com bonecos gigantes nas ruas de Igreja Nova, cidade onde ‘caretas’ brincam o carnaval. Em grupos ou solitários, crianças e adultos tornam-se irreconhecíveis sob a fantasia que, em sua maioria, tem uma máscara produzida artesanalmente no município situado a 146 quilômetros de Maceió.
Careta do carnaval de Igreja Nova prega peças nos outros foliões, pede um trocadinho para comprar o líquido que lhe ajuda a suportar o calor ou apenas segue qualquer bloco. Solto sob o manto do anonimato, careta igrejanovense curte qualquer folia, mas apenas até as 17 horas.
Depois desse horário, a fantasia não pode ser mais usada por questões de segurança, afinal de contas um ‘espírito de porco’ pode praticar algum delito passando-se por careta. O toque de recolher para a brincadeira que é tradicional na cidade do Baixo São Francisco alagoano dá uma trégua na noite desta segunda-feira de Carnaval, data do concurso para escolha da careta mais engraçada, da mais feia e da fantasia mais criativa.
Promovido pela Administração Governando Para Todos, o concurso acontece na estrutura montada pela Prefeitura no centro comercial de Igreja Nova. No mesmo palco, as bandas Novo Click e Estação da Luz agitam a galera durante a noite, com a expectativa de repetir o sucesso da Cajubanda, responsável pelo show realizado após o Prefeito Augusto Santos passar a chave da cidade ao Rei Momo na noite de sábado, 09.
A animação também continua durante o dia com os arrastões puxados por orquestras de frevo, bonecos e caretas. A folia concentra-se nesta segunda-feira na Praça Sisino Borges e na terça na Rua São José, ambas a partir das 15 horas. Neste domingo, 10, a folia começou até mais cedo, ainda pela manhã, com o Bloco Vou Sim seguindo atrás de um trio elétrico, ao som da Banda Menina Faceira.
O Reinado de Momo chega ao fim na terça-feira, 12, com mais frevo em Igreja Nova, ritmo que encerrará a festa depois da apresentação das bandas Artmania, A3 e JahBahia no palco oficial.