A Agência de Segurança Alimentar (FSA) britânica pediu nesta sexta-feira (8) que sejam examinados todos os produtos à base de carne bovina depois de descobrirem carne de cavalo nas lasanhas da marca Findus, um caso que causou forte indignação no Reino Unido.
"Pedimos que as empresas alimentares realizem exames de autenticidade em todos os produtos que contêm carne bovina, como hambúrgueres, almôndegas e lasanha, e que facilitem os resultados à FSA", declarou a diretora da agência, Catherine Brown.
A FSA anunciou na quinta-feira (7), depois de realizar testes, que algumas lasanhas da marca Findus, supostamente feitas com carne bovina, continham mais de 60% de carne de cavalo, cujo consumo é tabu no Reino Unido. Essas lasanhas são pelo grupo francês Comigel.
"Após nossas investigações em produtos Findus, a FSA está agora exigindo uma resposta mais robusta da indústria de alimentos, a fim de demonstrar que os alimentos que vendem e servem é o que dizem estar no rótulo. Estamos exigindo que as empresas alimentares realizar testes de autenticidade em todos os produtos de carne bovina, como hambúrgueres, almôndegas de carne e lasanha, e fornecer os resultados para a FSA. Os testes serão para a presença de níveis significativos de carne de cavalo", disse Catherine Brown, executiva-chefe da FSA, em comunicado no site da agência.
O prazo para estes resultados a serem fornecidos para a FSA é 15 de Fevereiro.
"A evidência que temos sobre os dois casos, da quantidade significativa de carne de cavalo em hambúrgueres e lasanha, aponta para ou negligência grave ou contaminação deliberada na cadeia alimentar. É por isso que já envolveram a polícia, tanto aqui como na Europa", diz comunicado da agência no site da agência,
A Findus anunciou que já retirou do mercado as lasanhas, vendidas no Reino Unido em supermercados como Asda, Tesco e Morrisons.