A iniciativa da Escola Estadual Manoel Matos, em Santana do Mundaú, com o projeto ‘Pré-Vestibular Solidário’ possibilitou e contribuiu para a aprovação de 19 alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e em instituições de ensino superior de Maceió, em diversos cursos de graduação, a exemplo da Ufal, Uneal, Cesmac, FITS, FAL, Seune e Maurício de Nassau.

Para marcar o momento, a direção da escola reuniu os “feras” para prestar uma homenagem, com a entrega de um certificado de Honra ao Mérito, em cerimônia com a participação de professores, funcionários, alunos, coordenadores, pais e convidados.

O grande destaque ficou para a aprovação dos alunos Gleidson Lyra no curso de Medicina da Uneal; Girlane Dias, no curso de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); José Thaylan, no curso de Ciências da Economia, Ufal e Raul Vieira, no curso de Direito da Seune.

Na lista dos aprovados da Escola Estadual Manoel Matos (Santana do Mundaú), consta ainda nomes de “Feras” nos cursos de Engenharia Civil; Administração; Nutrição; Ciências Contábeis; Educação Física; Psicologia; Enfermagem e Sistema da Computação.

Para Quitéria Calado, diretora-geral da escola, o sucesso da aprovação dos alunos no Enem e em instituições de ensino superior é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pela coordenação pedagógica, pelos professores e com o apoio das famílias. “É um momento gratificante para toda comunidade escolar, para os pais e para a sociedade de Santana do Mundaú”.

Segundo Quitéria, a experiência-piloto do “Pré-Vestibular Solidário” teve início em 2011 com 30 alunos que concluíram o ensino médio no município de Santana do Mundaú, oriundos da rede pública, aprovados em processo seletivo. “A iniciativa da escola conta ainda com a colaboração de professores graduados e os que ainda estão concluindo o ensino superior pela Ufal, Ifal, Uneal e ainda professores da própria comunidade, por intermédio de uma articulação com a direção da escola”, explica a diretora.

Fernanda Alves, 17 anos, aprovada em Nutrição pela Fits, recebeu das mãos da coordenadora da 7ª CRE Rosário Sarmento seu certificado de Honra ao Mérito e falou durante o evento em nome dos homenageados. “Todos nós devemos muito aos professores, a direção e a coordenação pedagógica pelo apoio, a ajuda e o incentivo durante a preparação no pré-vestibular”.

Para Rosário Sarmento, coordenadora da 7ª CRE, a conquista dos alunos em ingressar no ensino superior é gratificante para qualquer profissional de ensino, e comprova que com trabalho, comprometimento e dedicação é possível vencer as adversidades. “Essa vitória é a prova do reconhecimento e do empenho de comunidade escolar”.

O Projeto Pré-Vestibular Solidário da Escola Estadual Manoel de Matos de Santana do Mundaú oferece as disciplinas de Português, Redação, Geografia, Biologia, Matemática, Filosofia e História.