A iniciativa da Escola Estadual Manoel Matos, em Santana do Mundaú, com o projeto Pré-Vestibular Solidário possibilitou e contribuiu para a aprovação de 19 alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e em instituições de ensino superior de Maceió, em diversos cursos de graduação, a exemplo da Ufal, Uneal, Cesmac, Fits, Fal, Seune e Maurício de Nassau.
Para marcar o momento, a direção da escola reuniu os “feras” para prestar uma homenagem, com a entrega de um certificado de Honra ao Mérito, em cerimônia com a participação de professores, funcionários, alunos, coordenadores, pais e convidados.
O grande destaque ficou para a aprovação dos alunos Gleidson Lyra no curso de Medicina da Uneal, Girlane Dias em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Thaylan no curso de Ciências da Economia Ufal e Raul Vieira no curso de Direito da Seune.
Na lista dos aprovados da Escola Estadual Manoel Matos constam ainda nomes de “feras” nos cursos de Engenharia Civil, Administração, Nutrição, Ciências Contábeis, Educação Física, Psicologia, Enfermagem e Sistemas da Computação.
Para Quitéria Calado, diretora-geral da escola, o sucesso da aprovação dos alunos no Enem e em instituições de ensino superior é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pela coordenação pedagógica, pelos professores e com o apoio das famílias. “É um momento gratificante para toda comunidade escolar, para os pais e para a sociedade de Santana do Mundaú”.
Segundo Quitéria, a experiência-piloto do Pré-Vestibular Solidário teve início em 2011 com 30 alunos que concluíram o ensino médio no município de Santana do Mundaú, oriundos da rede pública, aprovados em processo seletivo. “A iniciativa da escola conta ainda com a colaboração de professores graduados e os que ainda estão concluindo o ensino superior pela Ufal, Ifal, Uneal e ainda professores da própria comunidade, por intermédio de uma articulação com a direção da escola”, explica a diretora.
Fernanda Alves, 17 anos, aprovada em Nutrição pela Fits, recebeu das mãos da coordenadora da 7ª CRE, Rosário Sarmento, seu certificado de Honra ao Mérito e falou durante o evento em nome dos homenageados. “Todos nós devemos muito aos professores, à direção e à coordenação pedagógica pelo apoio, a ajuda e o incentivo durante a preparação no pré-vestibular”.
Rosário Sarmento, coordenadora da 7ª CRE, disse que a conquista dos alunos que conseguiram ingressar no ensino superior é gratificante para qualquer profissional de ensino, e comprova que com trabalho, comprometimento e dedicação, é possível vencer as adversidades. “Essa vitória é a prova do reconhecimento e do empenho de comunidade escolar”.
O Projeto Pré-Vestibular Solidário da Escola Estadual Manoel de Matos de Santana do Mundaú, oferece as disciplinas de Português, Redação, Geografia, Biologia, Matemática, Filosofia e História.