"Nós estamos em um jogo e em um jogo sempre há trapaças. As trapaças nunca vão acabar".

A frase acima é de Joseph Blatter, presidente da Fifa, entidade que controla o futebol mundial. A afirmação foi dita durante uma coletiva de imprensa em Nouakchott, na Mauritânia.

"Nós sabemos que há jogos que são manipulados e também sabemos que é muito, muito difícil pegar estas organizações e especialmente os trapaceiros", afirmou Blatter.

"É um perigo sério. Se os jogos são fraudes, não haverá mais interesse em acompanhar o futebol", completou o dirigente, que sofre em sua gestão denúncias de corrupção dentro da Fifa.

"Não há uma legislação igual em todos os países para condenar estas pessoas, porque algumas delas [armações] são feitas eletronicamente, através de computador", disse.

DISQUE-DENÚNCIA

Fifa anunciou na quarta-feira a criação de um site que receberá denúncias anônimas de corrupção no futebol e tentativas de manipulação de resultados, na mesma semana em que a polícia europeia colocou sob suspeita 680 partidas, inclusive da Copa dos Campeões da Europa e de eliminatórias da Copa do Mundo e da Eurocopa.

A criação do site estava prometida antes da divulgação desse inquérito.

"Infrações ao código de ética da Fifa e violações do marco regulatório da Fifa relacionadas à manipulação de partidas podem ser informadas de forma protegida e tratadas com a maior confidencialidade", disse em nota a entidade que comanda o futebol mundial, acrescentando que a criação do site será "mais um marco nos esforços da Fifa para fortalecer a governança no futebol".

O site funciona no endereço www.bkms-system.net/FIFA.

"Independentemente de você apresentar seu relato anonimamente ou ser chamado a incluir seu nome, sua informação será recebida imediatamente e tratada com a mais rigorosa confidencialidade disponível conforme as leis e regulamentos aplicáveis", disse a nota.

"A Fifa está convencida de que todo indivíduo pode contribuir para promover a transparência e a integridade por meio da vigilância e de um senso de responsabilidade. Por favor, ajudem-nos a protegermos a organização contra comportamentos nocivos."

O anúncio da Europol sobre uma rede de manipulação de resultados espalhada pelo mundo todo e comandada a partir de Cingapura causou choque entre muitas pessoas no futebol, mas outras disseram que muitas das revelações já eram conhecidas, pois diversas dessas partidas já haviam sido investigadas pelas autoridades futebolísticas.

A Fifa, que luta desde 2011 contra as manipulações feitas por apostadores, fez um apelo a governos e polícias para reprimir as quadrilhas que incitam jogadores a arranjarem resultados.