Em meio à discussão sobre show pirotécnicos feitos em boates, a reportagem do CadaMinuto recebeu fotos mostrando a utilização de mini sinalizadores em bebidas alcoólicas, em boates de Maceió. Nas imagens é possível detectar o sinalizador preso a uma garrafa de champagne, durante a comemoração de aniversário de um cliente.

Para esclarecer sobre o uso de sinalizadores, a reportagem ouviu o Corpo de Bombeiros de Alagoas. O órgão afirmou que de acordo com a legislação nacional, não é permitido o uso de nenhum tipo de sinalizador ou fogos de artifícios em locais fechados.

O coronel Paulo Marques esclareceu que o plano de combate a incêndio nesses estabelecimentos é elaborado sob a responsabilidade de um engenheiro de segurança e que o Corpo de Bombeiros apenas fiscaliza o que contém no projeto.

Segundo Marques, durante a fiscalização são dadas orientações sobre as modificações que deverão ser feitas para atender as medidas de seguranças necessárias para o espaço.

Marques afirmou ainda que após o período carnavalesco, os bares em toda a capital

Fiscalizações

As fiscalizações em casas de shows em Maceió tiveram início no dia 31 de janeiro e contou com a participação de fiscais da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e militares do Corpo de Bombeiros.

As ações tiveram com objetivo constatar irregularidades com documentações e alvarás para licença de funcionamento. Ao todo já foram interditadas 11 casas se shows, entre elas Orákulo Chopperia, Armazém Usina, Vox Room, Kfofo, Maikai, Loop, Musique, ‘Espaço Labú’, ‘Pierre Chalita’, e a Havana.

A iniciativa de vistoriar esses espaços acontece após a tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, quando um incêndio provocou a morte, até agora de 235 pessoas. O fogo teria começado por volta das 2h30 de domingo, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.

O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.