A operação Noite Segura, deflagrada a partir da publicação do Decreto Nº 24.504 em 28 de janeiro, boates, casas de festas e clubes de Alagoas que foram interditados pelo Corpo de Bombeiros (CB) e pela Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU). A medida foi tomada para promover maior segurança a clientes e funcionários dos locais.
Até esta quinta-feira (07), segundo um levantamento do CB foram fechados aproximadamente 36 estabelecimentos e 102 foram notificados, sendo estes situados em Maceió e outras cidades do interior do Estado.
Como os estabelecimentos foram fechados pela fiscalização do Corpo de Bombeiros é preciso que entreguem à unidade os documentos por eles solicitados, informou o Coronel Paulo Marques reforçando que “cada caso é um caso”, uma vez que o motivo da interdição foi diferente para cada casa. “Em alguns locais havia a falta de sinalização, em outros algumas obras de reforma ou ampliação teriam sido feitas sem a devida comunicação e em outros havia falta de projetos, entre outras irregularidades detectadas”, comentou Marques.
Passo a passo
O Coronel informa que as medidas a serem tomadas pelos empresários são simples. Para obter a certificação dos bombeiros para reabrir as casas os proprietários devem apresentar os projeto de combate a incêndio feito por um engenheiro além de outras documentações solicitadas durante a fiscalização. Os documentos serão analisados e logo após será feita uma fiscalização no local para ver se todas as particularidades do projeto estão de fato realizadas. Caso tudo esteja nos conformes o estabelecimento receberá a liberação para funcionamento. “Esse procedimento é rápido e não leva mais que dois dias”, informou o Coronel.
Fiscalizações
Até ontem, quarta-feira(06), o Corpo de Bombeiros realizou fiscalizações em Maceió e no interior do estado. Confira abaixo.
Maceió
Le Hotel – já possui certificado vistoriado e aprovado;
Orákulo Chopparia – já possui certificado vistoriado e aprovado;
Boate Scorpion (Chã da Jaqueira) – já possui certificado vistoriado e aprovado;
Armazém Usina Casa de Eventos – notificado e não aprovado interditado;
Vox Room Ltda – vistoriado e não aprovado interditado;
Maikai Show Bar – Vistoriado e não aprovado interditado;
Loop Casa de Eventos – Processo de vistoria da DST (Diretoria de Serviços Técnicos) interditado;
Musique Bar Ltda – Não compareceu a DST(Diretoria de Serviços Técnicos) interditado;
Kfofo Show House – Projeto em análise interditado;
Espaço Pierre Chalita – Em processo de análise interditado;
Havana – Em processo de análise interditado;
Espaço Labú – Ainda não compareceu a DST (Diretoria de Serviços Técnicos) interditado;
Reggae Night – Não apresentou o projeto no momento da vistoria interditado;
Coqueirinho Bar e Restaurante – Não possui certificado interditado;
Danceteria Legenda (Chã da Jaqueira) – Não possui certificado interditado;
Américan Sport Club (Rio Largo) – Não possui certificado e não possui projeto interditado.
Arapiraca
Abrange 15 municípios: (Arapiraca, São Miguel, Campo alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Coité do Nóia, São Sebastião, Feira Grande,Lagoa da Canoa, Campo Grande, Craíbas, Girau do Ponciano e Traipú);
Na cidade de Arapiraca– duas casas de shows foram interditadas (Tuta Fest e Levino`s Gold) e vinte e dois estabelecimentos foram notificados.
Delmiro Gouveia
Abrange sete municípios: (Delmiro Gouveia, Olho D`Água do Casado, Piranhas, Água Branca, Mata Grande, Inhapi e Pariconha);
Na cidade de Delmiro Gouveia dois clubes interditados. Clube Vicente de Menezes (piscina) e o Clube Vicente de Menezes (shows) e ainda três clubes interditados Jacira Decorações e Eventos , Clube do Zé Alonso e o Clube AABB.
Maragogi
Duas casas de eventos foram vistoriadas. Space Fest interditado e Boate Te Amo Bar interditado;
Porto Calvo o Clube da AABB e o Clube Municipal de Porto Calvo interditados;
Matriz de Camaragibe a casa de festa Tibung interditado balneário Edanil Cavalcante interditado;
Ibateguara a Boate Gênesis Bar interditada e casa de festa Clube Sol Nascente interditada, casa de festa Centro Cultural interditada;
Novo Lino a casa de festa Clube Canavieiro interditado;
Joaquim Gomes a casa de festa ‘Casa de Festa’ interditada.
Palmeira dos Índios
Na cidade de Palmeira dos Índios o parque de diversões “os paqueras” será vistoriado.
Penedo
Abrange nove municípios (Penedo, Jequiá da Praia, Porto Real do Colégio, Feliz Deserto, Coruripe, Olho d’Água Grande, Piaçabuçu, Igreja Nova e São Brás);
Na terça-feira (05), o Corpo de Bombeiros interditou nove estabelecimentos que reuniam grande concentração de público na Cidade de Penedo, entre eles:
Theatro 07 de setembro - interditado;
Penedo Tênis Clube - interditado;
Casa de Festas da Ladeira da Corrente - interditado;
Sociedade Musical Penedense - interditado;
Sociedade Philarmônica - interditado;
BNB Clube -interditado;
AABB Clube - interditado;
Clube dos 30 - interditado;
Clube do SESI - interditado;
CAPESPE - notificado
Tenda - notificado
Sociedade Musical Penedense - notificado
Penhasco - notificado
Clube da Paisa - notificado
Sidspem - notificado
Em Maceió
As fiscalizações em casas de shows em Maceió tiveram início no dia 31 de janeiro com a participação de fiscais da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e militares do Corpo de Bombeiros.
A iniciativa de vistoriar esses espaços se deu após a tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, quando um incêndio provocou a morte, até agora de 238 pessoas. O fogo teria começado durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos provocando pânico e culminando na morte trágica de mais de duzentos jovens
Clubes da Capital
Em Maceió houve fiscalização também em clubes. O primeiro a ser visitado foi o Clube Fênix Alagoana. O local não foi autuado, já que não haverá programação para o Carnaval.
O Jaraguá Tênis Clube, foi interditado pela ausência de certificados do Corpo de Bombeiros, Sempma e SMCCU. Na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Ipioca, também foi constatada a falta do documento do CB e o local foi lacrado.
O clube do Sesc, em Guaxuma, não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros e foi interditado.










