O Vitória garantiu a classificação antecipada à próxima fase da Copa do Nordeste. Mesmo sem apresentar um futebol primoroso, e tomando sufoco em alguns momentos da partida, o Leão derrotou o time do Salgueiro por 1 a 0, na tarde deste domingo, 3, no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE), em jogo válido pela quinta rodada do grupo C. O triunfo garantiu a liderança da chave ao time baiano, que se classificou para as quartas de final do torneio com uma rodada de antecedência.

Quem esperava outra goleada do time baiano, como ocorreu na última vez que as duas equipes se enfrentaram em Salvador quando o Leão venceu por 5 a 1, se enganou. O Vitória não encontrou a mesma facilidade e teve trabalho para bater o time pernambucano. Artilheiro da copa do nordeste, o atacante Marcelo Nicácio foi quem marcou o gol do triunfo do do Leão, de cabeça, aos 16 minutos da etapa inicial, após cruzamento de Marquinhos.

A vitória fora de casa levou o Leão aos 12 pontos, seis a mais que o América-RN, que ocupa a segunda colocação. Com o mesmo número de pontos do time de Natal, aparecem Asa e Salgueiro, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Como não perde mais a liderança do grupo, o Vitória volta a campo para cumprir tabela na fase de grupos na próxima quarta-feira, 06, contra o time do América-RN. O jogo acontecerá no estádio do Barradão, em Salvador, às 21h15 (horário da Bahia). No mesmo dia e no mesmo horáio, para tentar sua classificação à próxima fase, o Salgueiro vai até Arapiraca enfrentar o Asa. Caso o Bahia se classifique em segundo lugar no grupo A, teremos BA-VI nas quartas de final.

O jogo - Jogando em casa e almejando posição mais cômoda que a última colocação do grupo C, o Salgueiro se viu na obrigação de tomar a iniciativa do jogo e pressionar o Leão logo nos minutos iniciais. Mas quem teve a primeira grande oportunidade na partida foi o Leão. O atacante Marcelo Nicácio até balançou as redes, aos sete minutos, mas, em posição irregular, viu o tento ser anulado pelo árbitro cearense Avelar Rodrigo da Silva.

Dois minutos depois, foi a vez do time pernambucano: após chute cruzado de Peri, Fabrício Ceará desviou dentro da área, mas Gabriel Paulista, atento, salvou o Vitória. A mesma sorte não teve o time do Salgueiro aos 16 minutos, quando Marcelo Nicácio balançou as redes, dessa vez sem impedimento, e colocou o Leão em vantagem. Após cruzamento de Marquinhos, o atacante, de cabeça, inaugurou o marcador: 1 a 0 Vitória.

Mesmo em desvantagem, o Salgueiro procurou manter o ritmo de jogo e foi pra cima, apostado, sobretudo, nas jogadas do camisa 10, Clebson, principal armador das jogadas do time pernambucano. Aos 30, o meia tentou chegar ao gol em cobrança de falta da intermediária, mas viu a bola ir à linha de funco após errar o chute. Em lance parecido, Renato Cajá também desperdiçou oportunidade para o Leão, aos 41 minutos, quando mandou a bola na barreira em cobrança de falta da entrada da área.

Para a etapa complementar, as duas equipes voltaram sem alterações. Assim como fez nos primeiros minutos da partida, o Salgueiro tentou pressionar o time baiano logo no início do segundo tempo. Vendo sua equipe com uma menor posse de bola que o time adversário, o técnico Caio Júnior decidiu mudar algumas peças no time do Leão: Marquinhos saiu para a entrada de Alan Pinheiro, e Lucio Maranhão substituiu Marcelo Nicacio.

O treinador Marcelo Chamusca também promoveu alterações na equipe, que, apesar da pressão sobre o Leão, esbarrava em suas limitações. Aos 24 minutos, Sidny, que entrou em lugar de Élves, teve oportunidade de marcar, após rebote da zaga do Vitória em jogada de ataque do time pernambucano, mas mandou pra fora.

Pelo lado do time baiano, o lance de perigo saiu dos pés de Lúcio Maranhão, aos 35: da entrada da área, o jogador chutou forte e exigiu boa defesa do goleiro Luciano, que rebateu para fora. A resposta do Salgueiro veio aos 41 minutos: Vitor Caicó, que entrou na segunda etapa no lugar de Moreilândia, chutou bonito da entrada da área e a bola passou tirando tinta do travessão, assustando o goleiro Deola. Apesar das tentativas, o Salgueiro não conseguiu empatar a partida e terá de brigar pela classificação na última rodada.