Festa, brincadeiras e diversão. Essas foram as palavras de ordem do último dia da VIII edição da Colônia de Férias Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e Braskem – Projeto Golfinho. Na manhã do dia 1º de fevereiro, os golfinhos se reuniram em uma grande festa no Clube dos Subtenetes e Sargentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que levou entrega de brindes, premiações e entretenimento para as crianças.

Segundo a Tenente BM Chyara Paiva, instrutora do Projeto pela 2ª vez, neste ano de 2013 a Colônia de Férias Operacional levou para os instrutores diversas oportunidades de lidar com situações novas que proporcionaram crescimento e aprendizado. “Tivemos muitas crianças com hiperatividade e déficit de atenção e por diversas vezes não soubemos como lidar com elas. Mas foi com paciência e carinho, conseguimos analisar cada situação e fazer com que esse Projeto fosse único neste ano. Também tivemos um importante feedback dos pais e das crianças com relação aos conhecimentos adquiridos. Isso mostra que as crianças são os multiplicadores do conhecimento e da prevenção, e é através disso que formaremos os adultos do amanhã”, disse.

Através da parceria Corpo de Bombeiros e Braskem, o Projeto ganhou visibilidade e dimensão ao longo dos últimos anos e para o Diretor de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, esse é o tipo de ação que a Braskem se orgulha em apoiar. “O Projeto Golfinho é um projeto extremamente importante para a Braskem e para a cidade de Maceió por ter um cunho educativo que promove através do lazer, ações fundamentais de capacitação de crianças em algumas áreas importantes como primeiros socorros, cuidados nas praias, meio ambiente, drogas, símbolos nacionais, disciplina e bom comportamento, entre outros. A parceria é bastante ampla e parte do pressuposto que o projeto tem na sua concepção práticas condizentes com a política socioambiental da Braskem”, enfatizou.

Criado há oito anos como um projeto de integração social, o Projeto Golfinho já se consolidou no calendário de férias das crianças alagoanas, que esperam ansiosamente o mês de janeiro chegar. Para Lucélia Marta, mãe dos golfinhos Sâmia Chiarelli (12 anos) e Sávio Saad (13 anos), o Projeto Golfinho mudou muito o comportamento dos filhos dentro de casa nesses quatro anos que eles participaram do Projeto. “Comportamento, disciplina, respeito em casa. Tudo isso e muito mais eu, como mãe, levo de positivo do Projeto. Eles tentam ensinar os conhecimentos adquiridos para todas as pessoas ao redor e realmente fazem a diferença quando o assunto é multiplicar a prevenção e os bons hábitos”.

Sávio que participou pela última vez do Projeto neste ano de 2013 está triste, mas sabe que outras crianças vão ter a mesma oportunidade de levar conhecimentos para a vida toda.

Após as formalidades da formatura de encerramento, os golfinhos foram liberados para se divertirem e aproveitarem a piscina e os brinquedos disponibilizados especialmente para eles, como o futebol de sabão, a cama elástica, entre outros.