A prefeita de Major Izidoro, Santana Mariano, que está em Brasília, desde o inicio da semana participando do Encontro Nacional dos Prefeitos de todo País, afirmou na manhã desta sexta-feira (01), que todas as reuniões com ministros, deputados e senadores da bancada federal de alagoas foi bastante produtiva do ponto de vista politico e de tratativas de recursos federais para o município.
Santana Mariano esteve reunida com deputado Paulo Fernandes dos Santos “Paulão” (PT), na tarde de quinta-feira (31), e levou uma lista de reivindicações da necessidade urgente para Major Isidoro. A noite, durante encontro com prefeitos, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha assinou portarias que permitem disponibilizar os recursos anunciados esta semana para construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento. Outra portaria beneficia os agentes comunitários de saúde, com a fixação do valor de R$ 950 por agente a cada mês como incentivo financeiro. O valor praticado atualmente era de R$ 871/mês.
Foi assinada ainda a portaria que permite que todos os municípios do Brasil tenham pelo menos uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A portaria cria a modalidade 3 (de uma a duas equipes), e redefine os parâmetros de vinculação das modalidades 1 (de cinco a nove equipes) e 2 (de três a quatro equipes). Esta redefinição representa um aumento do teto de implantação dos NASFs para os municípios, com ampliação dos repasses financeiros federais. O NASF é uma equipe, integrada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde.
“Melhorar a saúde em nosso município é dos principais objetivos de nossa gestão. Com a criação de mais Unidades de Básicas de Saúde com equipes tanto de Saúde da Família e a implantação do NASF, ajudará no fortalecimento do setor ajudando ainda mais o atendimento na ponta, que é fundamental para o crescimento de uma população mais saudável”, ressaltou Mariano.