Equipes do Conselho Regional de Engenharia de Alagoas (Crea/AL) realizaram, na manhã desta sexta-feira (1), uma vistoria nas estruturas montadas na Ponta Verde e no bairro do Jaraguá, que serão usadas durante as prévias carnavalescas de Maceió. Em quatro estruturas, os técnicos encontraram irregularidades que precisam ser reparadas para o funcionamento.
O primeiro local vistoriado pelas equipes do Crea e por técnicos do Corpo de Bombeiros e das secretarias municipais de Convívio Urbano e Meio Ambiente, foi a Praça Dois Leões, no Jaraguá. No local, não havia extintores de incêndio e os organizadores não apresentaram a Autorização de Responsabilidade Técnica (ART).
Já na estrutura montada na Praça dos Pombos, também no Jaraguá, o local não apresentava a ART, extintores de incêndio, além de a estrutura apresentar um desnível, que pode causar acidente.
Os responsáveis dos dois locais foram orientados a colocarem dois extintores e apresentarem ainda hoje os documentos antes do início do desfiles dos blocos, previsto para começar às 19 horas.
Na orla de Ponta Verde, as equipes realizaram vistorias em outras quatro estruturas. A primeira a ser visitada foi a do Maceió Folia. O local apresentou não apresentou irregularidades.
Já na estrutura montada pela Marroquim Engenharia para o desfile do Pinto da Madrugada, a organização não apresentou o projeto exigido pela SMCCU para eventos. O espaço foi notificado para apresentar o projeto.
“O terreno é particular, mas eles não possuem certificação para realizar eventos de aglomeração aqui, por isso foram notificados, esclareceu Jamerson Oliveira, diretor de operações da SMCCU.
Na academia Top, toda a documentação exigida estava regularizada, mas no local não havia extintores de incêndio. Os proprietários foram notificados a colocarem quatro extintores dentro do espaço.
Na estrutura montada pelo bar Coconut, onde será realizado o bloco Pecinhas de Maceió Indoor, a organização foi notificada a apresentar ainda hoje a ART.
“O Crea está realizando vistorias e orientando que os reparos sejam feitos ainda hoje. O Conselho vai encaminhar as notificações ao Ministério Público Estadual (MPE). Em caso de descumprimento, o MP poderá interditar os locais”, explicou o superintendente do Crea.