O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, se reuniu, nesta quarta-feira (30), com a ministra do Planejamento Orçamento e Gestão, Mírian Melchior. O encontro, realizado em Brasília, teve a finalidade de buscar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) para a continuidade das obras do Canal do Sertão em Alagoas.
“Os 65 quilômetros iniciais da obra já estão concluídos, serão inauguradas agora no mês de fevereiro. Os testes já foram feitos. O Canal já está com água. As bombas estão em funcionamento. Mas, precisamos de recursos para concluir as próximas etapas da obra do Canal. Estamos aqui para pedir a ministra que assegure os recursos do PAC para a conclusão das próximas etapas, que já estão com projetos feitos, com obras licitadas e prontas para iniciar, imediatamente”, adiantou o governador.
Durante a reunião no Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Teotonio falou da expectativa da presença da presidenta Dilma Rousseff na solenidade de inauguração dos 65km da obra do Canal do Sertão. “Aguardamos só a confirmação da presidenta Dilma. Faço questão que ela esteja presente, pois é a grande parceira na construção desse Canal”, assinalou.
A ministra do Planejamento, Míriam Melchior, elogiou o andamento da obra e disse que iria olhar com atenção para que a presidenta Dilma pudesse - no dia da inauguração dos 65 km - informar quanto à confirmação dos recursos dessas duas etapas.
Outro ponto conversado com a ministra foi sobre a estrada Ribeirinha, também conhecida como estrada Caminhos do Imperador, que sai de Piaçabuçu até Piranhas, pela margem do Rio São Francisco. “Já temos recursos para fazer uma parte dela, do Proinvest, do BNDES. Pleiteamos que o Governo Federal aloque também uma parte desses recursos para que possamos construir toda essa estrada. A ministra ficou de ver com atenção e nos dará uma resposta muito brevemente”, destacou Teotonio.
Durante a audiência com a ministra, também foi tratada a solicitação para incluir no PAC 2, o saneamento dos municípios de Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Satuba. “Trata-se de uma obra bastante importante para esses municípios, pois, sem o saneamento concluído, eles poluem a lagoa, atrapalham a pesca e o turismo. É importante para a saúde dos habitantes dessas cidades”, falou.
O governador Teotonio Vilela foi à audiência acompanhado do secretário de Estado da Fazenda, Maurício Toledo.