Atualizada às 12h15
Sete casas noturnas foram lacradas, na manhã desta quinta-feira (31), durante uma vistoria realizada em conjunto pela Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Orákulo Chopperia, Armazém Usina, Vox Room e Kfofo, no bairro de Jaraguá, e Maikai, Loop e Musique no Stella Maris, passaram por fiscalização e apresentaram algumas irregularidades na documentação.
A fiscalização está verificando se os estabelecimentos possuem autorização para o funcionamento, além disso, nas boates e casas de show que não apresentarem os alvarás serão aplicadas as medidas cabíveis. As vistorias são acompanhadas por Jamerson Oliveira, diretor de fiscalização e posturas da SMCCU.
A equipe da prefeitura segue percorrendo casas de shows e boates em Maceió para realizar uma fiscalização e encontrar as irregularidades nesses espaços de festas. O primeiro local visitado foi o Parque da Pecuária, espaço onde normalmente acontecem grandes festas, a exemplo da Expoagro, que atrai um grande público.
No Orákulo Chopperia, a fiscalização do Corpo de Bombeiros lacrou o espaço ao constatar que havia falhas na sinalização para casos de emergência, imprescindível para os estabelecimentos. Outro ponto em questão foi uma obra iniciada no local sem que houvesse um comunicado oficial à corporação.
A SMCCU solicitou que a direção da casa noturna apresente a nova planta do espaço com todas as mudanças que estão sendo feiras durante a obra. A gerência da casa informou que a documentação solicitada pelos bombeiros será entregue já nesta sexta-feira.
Já no Armazém Usina e Vox Room o problema foi o mesmo: falta de certificação do Corpo de Bombeiros. Os militares lacraram as entradas dos espaços que só poderão ser reabertos com a regularização da documento.
Na casa de shows Maikai, os fiscais da prefeitura constataram que não havia problemas com a documentação referente à SMCCU. No entanto, o espaço acabou sendo lacrado por falta de alvarás do Corpo de Bombeiros.
Quando seguiram para fazer a fiscalização na boate Loop, um funcionário acabou impedindo a entrada da equipe, ao afirmar que por não ter autorização da direção, não poderia liberar a entrada. Mesmo assim a boate foi interditada. Apesar de terem sido barrados, os fiscais cumpriram a lei, interditaram o local que somente poderá ser reaberto ao publico após a regularização de todos os documentos.
Na recém-inaugurada casa de shows Musique, a interdiação aconteceu devido a falta de certificação do Corpo de Bombeiros.
O último local vistoriado foi a boate K-fofo, no bairro do Jaraguá. Apesar dos documentos da SMCCU estará em ordem, a certificação do Corpo de Bombeiros não existia e a boate foi lacrada. Os trabalhos foram finalizados nesta quinta-feira, mas segundo Jamerson Oliveira, a fiscalização continua nesta sexta-feira, em Maceió.
Durante a vistoria, a Sempma constatou que apenas Maikai e Kfofo apresentaram a documentação emitida pelo órgão. Loop, Orákulo, Musique, Armazém Usina e Vox Room estão sem autorização do órgão para funcionamento.
Por meio da assessoria, o superintendente da SMCUU, Neander Teles de Araújo, explicou que será feita aos proprietários a solicitação de toda a documentação exigida para que os estabelecimentos funcionem. “Como a ação é conjunta, os documentos devem ser relativos ao que é exigido pelo Corpo de Bombeiros, Sempma, SMCCU e também relativa à questão do trânsito”, explicou o superintendente.
Após a fiscalização nas casas de shows e boates, haverá vistorias também em outros estabelecimentos que comportem aglomerações de pessoas. “Depois dessa primeira fase, vamos a outros locais, como igrejas, por exemplo. A intenção é verificar se eles estão com toda a documentação em dia”, finalizou.
A iniciativa de vistoriar esses espaços acontece após a tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, quando um incêndio provocou a morte, até agora de 235 pessoas. O fogo teria começado por volta das 2h30 de domingo, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.