Alfredo Gaspar de Mendonça Neto. Este foi o promotor de Justiça indicado pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, e aprovado pelo Colégio de Procuradores de Justiça, no início da noite desta quarta-feira (30), para representar o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE) no Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). O promotor substituirá o atual procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, que ocupa uma cadeira no Conseg desde o ano de 2011. Antes de Jucá, o procurador Antiógenes Marques de Lira e a promotora Karla Padilha representaram o MPE no colegiado.

A indicação do nome de Alfredo Mendonça foi unânime entre os 15 procuradores de Justiça presentes à reunião e foi feita pelo chefe do Ministério Público Estadual. “O Alfredo é um promotor experiente e respeitado dentro da nossa instituição e exerce suas funções com zelo e dedicação, além de ter um perfil combativo”, afirmou Sérgio Jucá.

Com a aprovação do Colégio de Procuradores, o nome do promotor de Justiça será enviado agora ao governador Teotonio Vilela Filho para expedição do ato de nomeação. A próxima reunião do Conselho já deverá contar com a presença do promotor escolhido.

Histórico

Promotor de Justiça de 3ª entrância, Alfredo Mendonça iniciou a carreira no Ministério Público Estadual de Alagoas em 8 de abril de 1996 na Promotoria de Justiça de Maravilha. Atuou como promotor em Palmeira dos Índios, Satuba, Paulo Jacinto, Quebra-enguiço, além de ter exercido seu ofício em várias Promotorias Especializadas da Capital e nos gabinetes da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria Geral. Na condição de representante do MPE, participou também das investigações de casos de grande repercussão no Estado, a exemplo do assassinato da ex-deputada federal Ceci Cunha (1998) e do extermínio de moradores de rua em Maceió (2010).

Alfredo Mendonça também já compôs o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e, ano passado, foi o secretário da Comissão do Concurso de Ingresso à Carreira do Ministério Público Estadual de Alagoas.

Atualmente, Mendonça está em sua segunda passagem pela coordenação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE, cuja missão principal é investigar organizações criminosas ligadas a assassinatos, tráfico de drogas e armas e quadrilhas especializadas em desviar recursos públicos.

O Grupo ganhou reconhecimento após deflagrar sucessivas operações, que contam com as parcerias da 17ª Vara Criminal da Capital e das Polícias Militar e Civil, que costumam ser finalizadas com prisões e farto material apreendido após os cumprimentos de mandados de busca e apreensão. Pelos trabalhos à frente do Gecoc, o promotor recebeu em 2012 a Medalha Mérito do Ministério Público.

Alfredo Mendonça, além da formação acadêmica no curso de Direito, é pós-graduado em Direito Público.

O Conselho

Em atividade desde julho de 2007, o Conselho Estadual de Segurança Pública é um órgão vinculado ao Poder Executivo, que controla a atuação administrativa e financeira das instituições integrantes da área da Defesa Social no estado de Alagoas. Também é responsabilidade do Conseg fiscalizar o cumprimento dos deveres funcionais da referida pasta.

Por ser um órgão colegiado, busca a integração de diversas instituições que trabalham no combate ao crime para dinamizar a gestão da segurança pública em Alagoas, além de reivindicar a transparência da ação governamental nesse campo de atuação.