O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Francisco Holanda Filho (PP), o Chico Filho, conversou com este blogueiro sobre as possíveis indicações de vereadores, aliados e “cobranças de espaço” junto ao prefeito Rui Palmeira (PSDB). É situação comum em todo parlamento (seja o mirim ou o “adulto”) as indicações de cargos comissionados serem uma das ferramentas em nome da “governabilidade”.

Por vezes, esta tal “governabilidade” acaba por comprometer serviços essenciais à população, em função dos apadrinhamentos e das ingerências nos órgãos públicos. Chico Filho não esconde que o processo de indicações existe, até porque não poderia esconder. Mas, ressalta que as composições – segundo ele! – não podem estar acima do que é a missão da Prefeitura Municipal: prestar um bom serviço à sociedade em todas as áreas.

“É isto que tem que ser cobrado dos indicados. O prefeito tem que fazer esta cobrança, para que o trabalho seja feito e a população tenha um bom atendimento, independente de quem indicou o cargo”, salientou. Em outras palavras, os critérios técnicos, a eficiência e a eficácia para se atingir os resultados devem ser mais importantes. Isto é óbvio, mas é importante que seja frisado de público por um representante de um dos poderes. Que assim se faça a prática também.

Porém, um passado recente (e até mesmo um presente muito próximo) mostra que a prática é bem diferente. Um dos problemas encontrados na Saúde – por exemplo – são as famosas “indicações” em postos de atendimento. Já tratei sobre o assunto aqui. Volto a ele porque conversei com o presidente da Câmara.

Muitas destas unidades – em cargos de direção! – são ‘distribuídas’ entre alguns edis, que possuem influência e ingerência. Há os que utilizam deste meio para “furar filas” de consultas e exames, além de outras práticas danosas e com finalidade eleitoreira.

Chico Filho condenou veementemente a prática em entrevista. De acordo com ele, o Executivo e o próprio responsável pela indicação não podem deixar que isto aconteça. “Quem não for eficiente, quem não ajudar a garantir os serviços e a trabalhar por eles, quem não for eficaz, que o prefeito demita. Seja indicado de quem for. O principal tem que ser o atendimento de qualidade à população”, colocou o presidente.

Estou no twitter: @lulavilar