O PMDB – partido que saiu fortalecido do último pleito, elegendo prefeitos, vereadores e ajudando aos aliados em Alagoas – traça planos para ter um “quadro” forte em 2014 na disputa das eleições proporcionais.
Quanto o assunto é Câmara Federal – por exemplo – o PMDB se prepara para tentar abocanhar três ou quatro das nove cadeiras. Os “ponteiros” desta disputa podem ser Renan Filho (PMDB) – que já é deputado federal e pode ser candidato à reeleição – o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB) e o ex-prefeito de Coruripe, Max Beltrão (PMDB).
Outros nomes também devem somar neste pleito. As mudanças de “rota” se darão apenas se como um “plano alternativo” da legenda, Renan Filho surgir como futuro candidato ao Governo do Estado e o senador Renan Calheiros (PMDB) abra mão da disputa para seguir no Senado Federal. Outro nome que pode ser apresentado para o governo (ou até mesmo Senado) é o de Luciano Barbosa.
Em relação à Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, o partido já possui significativa bancada com Flávia Cavalcante (PMDB), Luiz Dantas (PMDB), Olavo Calheiros (PMDB) e Ricardo Nezinho (PMDB). Estes devem partir para a reeleição.
Mas, a expectativa da legenda – conforme bastidores – é a ampliação desta bancada em 2014. O senador Renan Calheiros deve se empenhar pessoalmente no assunto e até convidar lideranças de fora da legenda para ingressarem no partido. Um dos nomes que podem surgir na disputa por uma das cadeiras da Casa de Tavares Bastos é o da ex-prefeita de Piranhas, Milena Freitas, que já se encontra no PMDB.
Há nomes fora do partido que agradam e que possuem uma boa relação com o PMDB. Com isto, o partido busca ter quadro para negociar presença em todas as frentes, tanto majoritária quanto proporcional.
Estou no twitter: @lulavilar