A insegurança se instalou dentro dos ônibus de Maceió e vem ganhando espaço a cada dia. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Alagoas (Sinttro/AL), até está segunda-feira (29) foram registrados setenta e dois assaltos no ano.

As medidas tomadas para contornar a situação até agora não surtiram o efeito esperado. Devido às abordagens realizadas pela polícia, o número de ocorrências caiu em regiões tidas como problemáticas, no entanto, o crime migrou para outras localidades que agora estão no topo do ranking dos registros.

O presidente do Sinttro/AL, Écio Luiz Ângelo, revelou - à reportagem do CadaMinuto - que os bairros do Clima Bom, Bebedouro, Farol e parte do Centro eram os locais onde se concentravam a maior parte das ocorrências. Um plano foi traçado e executado pelo 4° Batalhão, responsável pela área. As ações surtiram efeito e o número caiu.

No entanto, a área do 1° Batalhão, correspondente aos bairros do Vergel, Trapiche, Jacarecica e outra parte do Centro, tida como de baixa ocorrência, vem sofrendo com a alta no número de ocorrência e já comanda o ranking na capital. Écio acredita que as abordagens nessa região não estão ocorrendo com a frequência que deveriam.

“A área do 4° Batalhão era a mais afetada, mas a polícia vem fazendo seu trabalho e o número de assalto caiu. Na região do 1° Batalhão, as ocorrências estão aumentando e nós temos acompanhado que as abordagens não estão sendo feitas. Vamos conversar com os responsáveis para tentarmos reverter a situação, já que lá eles contam até com policial feminina, para abordar as mulheres no coletivo’’, disse o presidente do Sinttro.

Uma nova medida para combater a violência nos ônibus foi anunciada na reunião do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), na segunda-feira (28). Trata-se de um sistema que será implantando dentro dos coletivos de Maceió para tentar inibir a ação dos assaltantes.

A ideia é organizar um canal eficaz entre empresas e a Polícia Militar. No momento do assalto, a Polícia será acionada por meio de um botão no coletivo e a localização do mesmo poderá ser conhecida através de um chip instalado.

O Sindicato comemorou a nova medida e espera conhecer melhor os detalhes de sua aplicação na próxima quinta-feira (31), quando haverá reunião com os empresários.