A Diretoria Executiva da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas conheceu melhor, nesta quarta-feira (30), o aplicativo social Hand Talk, elaborado por três alagoanos, que, pensando em auxiliar na inclusão social de deficientes auditivos, já receberam diversos prêmios nacionais e internacionais.
O projeto, que conta agora com o apoio da instituição financeira, é finalista do WSA-Mobile, evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que será realizado entre os próximos dias 2 e 5 de fevereiro, em Abu Dhabi.
Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, o evento é a oportunidade de o Brasil provar que está à frente do ritmo de desenvolvimento do mundo também no setor das novas tecnologias. “É um grande avanço para o País, principalmente para o Estado de Alagoas, estar representado em um evento deste porte, com um projeto que promete trazer o futuro para o presente”, enfatizou.
Antonio Carlos Quintiliano afirmou ainda que é uma satisfação ter um projeto como este no Estado e que a Desenvolve, assim como todo o Governo de Alagoas, está disposta a ajudar este e demais projetos inovadores do Estado. “O governador Teotonio Vilela Filho, assim como nós que fazemos a Desenvolve, está orgulhoso por este projeto ser genuinamente alagoano, o que comprova que o Estado tem muito potencial tecnológico a ser explorado”.
Expectativas
Com o significado livre “Mãos que falam”, o projeto já demonstra seu principal objetivo: auxiliar na inclusão social das pessoas com deficiências auditivas por meio da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Tendo sua função bem especificada, o Hand Talk promete mudar os conceitos de aplicativos para equipamentos móveis, que, em sua maioria, são associados a jogos e ferramentas de entretenimento.
De acordo com o diretor de Tecnologia do projeto, Carlos Wanderlan, o grupo espera que esta inovadora forma de levar inclusão social possa trazer muitos frutos para Alagoas, que vive um momento benéfico para o desenvolvimento de tecnologias.
“Estamos muito felizes em representar o Brasil, especialmente Alagoas, nesse evento, que é considerado o Oscar dos Aplicativos. Com essa conquista ganhamos ainda mais ânimo para dar continuidade ao projeto e tivemos a confirmação da contribuição social que o Hand Talk irá oferecer ao mundo”, enfocou Carlos Wanderlan.
Além da Desenvolve, o projeto conta com o total apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

Maceió