A coordenadora do Instituto Raízes da África, Arísia Barros, ministra, nesta quinta-feira (31), uma palestra no “Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre 2013 - Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável”. O evento acontece desde o último dia 26 e se estende até o dia 31, na cidade de Porto Alegre/RS. Arísia foi convidada para falar sobre o tema “As marcas históricas de um povo nos aspectos da Serra da Barriga/AL ao Cerro de Porongos/RS”.

A coordenadora representará o Estado graças à parceria e o apoio institucional da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos.
“Dois aspectos são importantes neste evento. A primeira é o fato de despertar no Brasil a legitimação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga. A outro é a honra de o Instituto Raízes da África ter sido convidado como único representante de Alagoas em um fórum como esse”, ressalta.

A proposta com a discussão do tema é conscientizar sobre a atual situação da Serra da Barriga, em Alagoas, e do Cerro de Porongos, no Rio Grande do Sul, na busca de resgatar esses espaços na história do Brasil, por meio da Lei 10.639, e lançar uma campanha nacional de recuperação das áreas, tornando estes espaços rentáveis a seus moradores através do turismo.