A proximidade da inauguração do primeiro trecho do Canal do Sertão está levantando grandes expectativas nas comunidades beneficiadas. Para esclarecer as dúvidas sobre o funcionamento do canal e a distribuição da água, representantes das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Infraestrutura (Seinfra) e do Gabinete do Governador participam de um seminário com integrantes de movimentos agrários. A atividade acontece nestas quarta-feira e quinta feiras (30 e 31).

 

O primeiro momento será no município de Delmiro Gouveia, na quarta, às 8h30. Já na quinta o evento acontece no município de Água Branca, no mesmo horário. Ao todo, são esperados cerca de 100 participantes, entre representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MLT).

 

Serão discutidas as formas de acesso à água, projetos de irrigação para os assentamentos e impactos socioeconômicos da obra na região. Os líderes comunitários terão espaço para levantamento de demandas dos movimentos, que serão discutidas ao final de cada seminário. Essa é a primeira parte da mobilização a ser realizada com as comunidades beneficiadas pelo Canal.

 

A partir da próxima semana, a população deve receber orientações e material informativo dos pontos de acesso à água e de como proceder para conseguir autorização de acesso.
Ações