Com a criação da Comissão Especial das Boates – para investigar a situação do funcionamento das casas de shows e boates de Maceió – a Câmara Municipal de Maceió se mostra composta de um grupo de vereadores atentos aos últimos assuntos que tem preocupado a opinião pública.
Posicionamento importante. Como disse anteriormente. Antes tarde, que nunca! A comissão – proposta por Eduardo Canuto (PV) – já está formada, pois já possui as sete assinaturas necessárias.
Agora, aproveitando que temos um colegiado de edis tão atentos ao papel de fiscalização que eles possuem, permitam-me – como mero homem do povo – dar algumas sugestões de Comissões Especiais de Investigação (CEI) que ainda podem fazer sentido.
1) CEI das Oscips: quem sabe a mente iluminada de um dos vereadores não sugere que se investigue os contratos dos serviços prestados pelas Oscips em Maceió, constatando de uma vez por todas se ocorrem dentro da legalidade ou não. Afinal, investigar não é condenar.
2) CEI da SMTT: por qual razão os contratos para os serviços de manutenção de lombadas e semáforos em Maceió foram mantidos com o critério de pagamento por indenização, quando deveriam ser contratos? Perguntar não ofende.
3) CEI do IPREV: bem, chegou a ser proposto algo neste sentido no ano passado. Mas, o assunto pareceu indigesto a boa parte dos vereadores.
4) CEI dos Postos de Saúde: saber quais são os critérios para a indicação de cargos nestas unidades, bem como o de “furar a fila” em consultas e procedimentos cirúrgicos custeados pelo SUS.
5) CEI da Publicidade: perguntem a Secretaria de Comunicação do Município de Maceió se está tudo na “santa paz de Deus” com as agências que prestam serviços por lá e na forma como o recurso é aplicado. Vale a pena constatar a inocência de quem só quer o bem para Maceió.
Ainda há algumas CEIs que – sendo um pouco criativo – são possíveis de sugerir para os nossos nobres edis. Uma forma da população ajudar. Só isso!
Estou no twitter: @lulavilar