O desembargador José Carlos Malta Marques, prsidente do do TJ e diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), defendeu, em reunião na manhã desta terça-feira (29), a necessidadade de reforço nos cursos para juízes e servidores já desenvolvidos pela escola, mas com foco nas áreas de gestão e planejamento.
"Há a clara necessidade de investimento em cursos na área de gestão voltados aos juízes e aos servidores. Treinamentos sobre a gestão de processos administrativos também são importantes", explicou o presidente José Carlos Malta Marques, durante reunião do conselho técnico-pedagógico da Escola da Magistratura.
Os juízes Alberto Jorge Correia, coordenador geral de cursos, e Paulo Zacarias da Silva, coordenador de cursos para servidores do Poder Judiciário e serventuários da Justiça, fizeram avaliação dos setores pelos quais são responsáveis e aprestaram sugestões de treinamentos ao diretor-geral da Esmal.
Dentre as propostas, contam curso de gestão para magistrados, através da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas sua concretização ainda depende de acertos buracráticos entre a fundação e o Judiciário estadual. "O curso é nacional, mas com vagas destinadas à magistratura alagoana", reforçou Alberto Jorge Correia.
Ao ouvir a explanação da desembargadora aposentada Nelma Torres Padilha, coordenadora de Projetos Especiais (Estágio, DNA e Cidadania e Justiça na Escola), o presidente José Carlos Malta Marques ratificou a importância da atuação conjunta com o Programa Justiça Itinerante, coordenado pelo juiz André Gêda.
"O programa Justiça e Cidadania na Escola tem papel muito importante para garantir a aproximação do magistrado com estudantes alagoanos. Defendemos uma maior presença dos juízes nas escolas da capital e do interior de Alagoas. O diálogo com este público é extremamente importante", explicou o presidente do TJ.
Sugestão dos magistrados, a publicação prévia de calendário de cursos para juízes e servidores será atendida pela direção-geral da Esmal. "A ideia é que o juiz organize sua vida funcional tendo como base o calendário de cursos ofertados pela escola", pontuou o o desembargador José Carlos Malta.
A secretária executiva da Escola, Irani Magalhães de Oliveira, e o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Pedro Ivens Simões de França, também participaram da reunião.