O programa nacional de combate às drogas “Crack, é possível vencer” dá continuidade às ações do eixo prevenção com dois cursos em estratégias de prevenção às drogas, um voltado para líderes comunitários e conselheiros municipais e outro para profissionais das áreas de saúde e serviço social. As inscrições podem ser feitas no link disponível no site da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), que coordena o programa em Alagoas.
Os cursos são gratuitos, na modalidade ensino à distância (EaD) – o que requer um computador com acesso à internet para as aulas – e duram três meses. Ambos são promovidos pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad) em parceria com Ministério da Justiça e Universidade Federal de Santa Catarina (para a capacitação dos líderes comunitários) e com a Universidade Federal de São Paulo (para o curso de profissionais de saúde e serviço social).
As informações detalhadas estão no site da Sepaz e podem ser acessadas facilmente por meio de banner na página principal. Ali podem ser observados detalhes sobre o público-alvo, conteúdo dos cursos, prazos de inscrição (ambos após o dia 20 de fevereiro), e-mail para dúvidas e o link para as inscrições.
Não há um número limite para inscrições por estado, mas Alagoas tem registrado excelente adesão aos cursos da Senad. Em julho, um curso em estratégias de prevenção às drogas voltado para professores de escolas públicas obteve 3.093 inscritos, tornando Alagoas o 6º Estado em número de inscrições.
“É muito importante para nós que a adesão a esses cursos seja difundida o máximo possível, pois os esforços na prevenção convertem-se em vidas salvas. O professor, o líder comunitário, o conselheiro tutelar, estão naquela comunidade diariamente, então eles conhecem as pessoas e podem facilitar a ajuda”, defende o secretário de Promoção da Paz, Jardel Aderico.