A proposição é do vereador Eduardo Canuto (PV). Já conta com as sete assinaturas necessárias e o aval do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Francisco Holanda Filho (PP), o Chico Holanda. O parlamento-mirim vai criar uma Comissão Especial (CE) para estudar a situação das boates e casas de show em Maceió.
O objeto do requerimento de Canuto: evitar que em Maceió ocorra tragédia vivenciada em Santa Maria no Sul do País, amplamente divulgado – com os desdobramentos – na mídia. Portanto, no parlamento-mirim, nem se iniciou a legislatura, mas os edis aproveitaram a sessão permanente para abrir a Comissão. É a CE das Boates.
Canuto – como propositor – deve ser o presidente da Comissão. Os membros que assinaram a ideia são Aparecida do Luiz Pedro (PRTB), Kelmann Vieira (PMDB), Wilson Júnior (PDT), Dudu Ronalsa (PSDB), Davi Davino (PP), Antonio Holanda (PMDB) e Silvio Camelo (PV). Número suficiente, como já dito.
Uma das primeiras medidas é solicitar o número e endereço de todos os estabelecimentos do gênero no município de Maceió, conforme o presidente da Câmara, Francisco Holanda Filho (PP). Com isto, verificar a legalidade de todas as boates e casas de show.
Mais uma CE no parlamento-mirim. O ano passado foram vários requerimentos neste sentido, de forma bem semelhantes, mas com outros temas. O primeiro foi a CEI da máfia do lixo que foi “sepultada” pelos vereadores. Que tiveram relatório final: a CEI do Combustível e a CEI da Violência. Houve ainda a CEI da Transpal. Quanto a esta, se houve relatório final, ninguém sabe, ninguém viu.
Agora, mais uma Comissão. Que a Câmara possa contribuir, ainda que de forma tardia. Já que as casas de show e boates sempre funcionaram sem “incomodar” ninguém. A luz veio depois da tragédia de Santa Maria. Antes tarde, que nunca.
Estou no twitter: @lulavilar