A Prefeitura de Franca (SP) anunciou nesta segunda-feira (28) que construirá proteções metálicas nos pontos mais críticos do córrego dos Bagres, na Avenida Hélio Palermo, para tentar conter a queda de veículos no local. Um levantamento feito pela Polícia Militar mostra que 19 carros caíram em córregos da cidade entre janeiro de 2012 e a primeira quinzena deste ano: três pessoas morreram.

Entre as vítimas mais recentes está um menino de 9 anos, que morreu afogado no dia 5 de janeiro, após ser arrastado pela correnteza quando tentava pegar uma bola. O corpo do jovem foi encontrado a quatro quilômetros do local onde caiu.

A construção dos muros de conteção custará R$ 1,3 milhão aos cofres públicos, segundo o Secretário de Segurança e Cidadania de Franca, Sérgio Buranelli. A licitação para a contratação do serviço deverá ser aberta em fevereiro.

O primeiro ponto escolhido para as instalações será a rua Alagoas devido ao alto índice de acidentes. Buranelli explica que vasos de concreto e barreiras metálicas serão colocadas em quatro quilômetros da avenida. "Outros setores do córrego serão adequados de acordo com os recursos liberados pela Prefeitura."

O secretário conta que as proteções devem reduzir o índice de acidentes e mortes por queda de veículos nas principais avenidas da cidade. Buranelli diz, porém, que também cabe aos motoristas respeitar os limites de velocidade das vias. “Dependendo do que o motorista fizer, nenhum obstáculo irá segurá-lo.”