Pelo quinto ano consecutivo, o Ovo da Madrugada levou milhares de foliões para as ruas de Penedo. Mantendo a tradição das agremiações que o inspiraram,o bloco carnavalescoé puxado por orquestras de frevoe segue firme o passo do Galo. Bonecos gigantes e muita animação também não faltam naprévia carnavalesca realizada anualmente e sempre no sábado que antecede ao desfile do Pinto da Madrugada.

A folia do Ovo começa na Praça Jácome Calheiros, mais conhecida como Praça do Coreto. O local também concentra o encerramento do desfile que desce pela estreita rua de acesso ao Largo da Igreja do Rosário dos Pretos. Neste espaço, ao lado da Escola Estadual Gabino Besouro, a organização do bloco colocou o primeiro banho para refrescar os foliões.

O jato lançado do carro-pipa é mais do que necessário. O cortejo sob o sol e o calor do meio-dia ainda está no seu início, tanto que o banho se repete logo adiante, no Paço Municipal. Em frente à sede da prefeitura, mais água para o povo. Em seguida, a chuva é de papel picado, cortesia de quem prefere assistir o bloco da varanda do Hotel São Francisco.

Depois de atravessar a principal rua do comércio penedense, para desespero dos comerciários que não veem a hora de fechar as portas e seguir atrás do bloco,o Ovo da Madrugada faz uma parada na orla. A Praça 12 de Abril é o ponto de descanso e revezamento das quatro orquestras, parada estratégica que antecede o retorno para a Praça do Coreto, percurso feito subindo ladeiras, mas com a mesma animação.

Os banhos se repetem em mais dois pontos do percurso de volta e ainda na parte final do desfile. Ambulantes e comerciantes comemoram as vendas, assim como os donos de meios de hospedagem que receberam dezenas de turistas. Difícil é controlar o mela-mela com uso de tintas e outros produtos tóxicos, situação que não chega a causar maiores problemas já que novamente, desde que saiu de sua casca, não houve registro de violência durante todo o percurso do Ovo da Madrugada.