A série de programas especiais IZP na Folia chega à sua 3ª edição mantendo o compromisso de apoiar, incentivar e dar visibilidade às manifestações carnavalescas que ocorrem em Alagoas. No ar deste a última segunda-feira (21), a iniciativa cultural prossegue até o dia 8 de fevereiro, das 8h às 9h30, pela Rede Educativa FM (Arapiraca, Porto Calvo e Maceió), com reapresentação às 13h pela Rádio Difusora de Alagoas.
Nesta sexta-feira (25) o apresentador Marcos Guimarães bate um papo com os artistas plásticos que estão expondo na mostra “Alagoas de Tradições e Ritmos”, também iniciativa do IZP, por meio do projeto IZP na Folia, que segue em cartaz no Espaço Cultural Linda Mascarenhas até o próximo dia 28 de fevereiro, aberta à visitação pública. Quem também estará nesta edição do programa é o curador da exposição, o artista plástico Persivaldo Figueirôa.
Participam da mostra “Alagoas de Tradições e Ritmos” os artistas plásticos Achiles Escobar, Salles Tenório, Gil Lopes, Lula Nogueira, Gustavo Lima, Beta Bastos, Persivaldo Figueirôa, Acioli Júnior, Adriana Jardim, Rosivaldo Reis, Gorete Brandão e Gilberto de Tatuamunha. A iniciativa conta também com uma obra dos artistas falecidos Rosival Lemos e Edgar Bastos, e com um quadro de autor desconhecido encontrado pelo carnavalesco Gil Lopes. A exposição contém ainda imagens fotográficas dos blocos carnavalescos Já Fui Bom Nisso e Ainda Sou, do Sesc-AL; Turma da Rolinha, Maracatu Baque Alagoano, Filhinhos da Mamãe, Giz e Pó: Alegria Só, da Seresta da Pitanguinha, do Jaraguá Folia e da Liga dos Bumba-Meu-Boi de Alagoas.
O programa musical e de entrevistas conta com 15 edições, cada uma tratando de um tema específico. Lançado junto com a abertura da exposição, na última segunda-feira (21), em sua primeira semana a série de programas especiais IZP na Folia já recebeu representantes de blocos de bairros; professores de dança; o secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima; o coordenador do Jaraguá Folia, Edilberto Ticianeli; um dos idealizadores do bloco Filhinhos da Mamãe, Ronaldo de Andrade; Paulo Martins e Ivonilton Mendonça, do Bloco Turma da Rolinha; O comodoro do Jaraguá Tênis Clube, Leonardo Junior; Dede Melo, Wedja Miranda e participação especial dos Seresteiros da Pitanguinha.
Para os próximos programas está prevista uma homenagem especial ao saudoso Edécio Lopes, na próxima segunda-feira (28), com a presença de amigos e familiares, além de repertório musical com músicas do radialista, que também era compositor de frevo, hinos e marchinhas.
A série de programas terá ainda edições dedicadas aos blocos Turma da Rolinha, Pecinhas de Maceió e Filhinhos da Mamãe; prévias carnavalescas do Jaraguá Folia e Pinto da Madrugada; como também maracatus, blocos de afoxé e grupos afros.
Já no dia 1º de fevereiro, o IZP na Folia será transmitido diretamente do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, contando com a presença da Seresta da Pitanguinha, do Maracatu Baque Alagoano, da Orquestra de Frevo de Coqueiro Seco, dentre outras atrações. Esta edição do programa será aberta ao público.
O projeto IZP na Folia tem o apoio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Bloco Turma da Rolinha e Ornato Box. A cobertura fotográfica e audiovisual de todas as edições do IZP na Folia estão disponíveis no blog izpnafolia.blogspot.com.
A apresentação do IZP na Folia é do jornalista Marcos Guimarães, com produção geral de Iranei Barreto, produção musical de Givaldo Kleber, trabalhos técnicos de Edson Silva, e colaboração de Isaac Neves, Bruno Menezes e Ingryd Farias.

Maceió