O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), conforme informações de bastidores, pretende anunciar – já na próxima semana – uma série de medidas administrativas como forma de lidar com o “caos” que vem sendo encontrado em algumas pastas.

Um dos problemas – ainda segundo informações apuradas pelo Blog do Vilar – tem sido alguns pagamentos que foram feitos sem a previsão contratual, além de outras situações que precisaram de uma saída jurídica para não ter descontinuidade nos serviços, mas dentro da legalidade.

Muitas ações estão sendo estudadas pela Procuradoria Geral do Município. Uma delas foi colocada aqui neste blog pela manhã. Trata-se da situação das Oscips que prestam serviços à Prefeitura Municipal de Maceió. Os prestadores de serviços ainda não receberam o mês de dezembro e – provavelmente – terão dificuldades para receber janeiro.

Um problema – como colocado anteriormente que é herdado da gestão do prefeito Cícero Almeida (PSD) – que precisa ser resolvido com urgência pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB). Este é um dos pontos. Alguns outros devem ser explicitados por Palmeira em uma apresentação para a imprensa, que vem sendo estudada dentro da administração.

Seria um “balanço” da situação encontrada após os primeiros 30 dias de gestão tucana. Palmeira já vem sendo cobrado em relação às soluções para problemas mais emergenciais, como por exemplo, os relativos à Saúde e que foram debatidos – na imprensa – por meio do secretario João Marcelo.

Vale lembrar: a situação dos contratos de serviços na gestão de Almeida já era questionada durante a própria gestão. Por algum tempo considerável, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) chegou a manter lombadas eletrônicas funcionando, pagando a manutenção, sem a legalidade contratual.

O assunto foi posto às claras pelo ex-superintendente da pasta José Pinto de Luna. Com isto, as lombadas eletrônicas foram substituídas por “quebra-molas” e o que era para ser algo “breve” acabou “permanente”. A situação até esta data não foi resolvida. É um exemplo que pode não ser exceção, servindo de “filosofia de trabalho” para outras pastas. Será?

O fato é que Rui Palmeira precisa detalhar a forma como a Prefeitura Municipal de Maceió foi encontrada. Pelo que conversei com algumas pessoas próximas à administração, o chefe do Executivo municipal parece estar disposto a fazer isto antes mesmo do que se pensa. E da melhor forma: um balanço para a sociedade por meio da imprensa.

Estou no twitter: @lulavilar