A 7ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos certamente será lembrada pela revolução que o “Bonde dos Caretas” causou nos corredores do Centro de Convenções de Maceió. A representação do carnaval de Igreja Nova, onde a produção artesanal de máscaras (caretas) é parte da história do seu povo, encantou visitantes e expositores do evento encerrado com mais um destaque para o município ribeirinho. Concorrendo com 30 candidatas, a estudante igrejanovense Lourrana Mattos foi eleita a Musa dos Municípios 2013.

A vitória da beleza da representante de Igreja Nova fechou com chave de ouro a participação do município cuja base da economia está na pecuária e na produção de arroz. O estande aberto com a presença do Prefeito Augusto Santos, do Vice-Prefeito Manoel Mateus e Secretários Municipais recebeu a visita de diversas autoridades, entre elas o ex-governador Ronaldo Lessa e o deputado estadual Joãozinho Pereira. O governador Teotônio Vilela também esteve no espaço e mostrou-se surpreso ao encontrar Igreja Nova representada na Feira dos Municípios Alagoanos.

“Igreja Nova veio”, afirmou o governador assim que se deparou com estande, segundo Adélia Lúcio (Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer). A reação de Teó Vilela se explica. Nos sete anos do evento, o município esteve presente em apenas um, o que demonstra a falta de interesse da gestão passada em projetar Igreja Nova de forma positiva no cenário alagoano e ainda para a imprensa e turistas.

“A nossa participação teve como propósito valorizar o município através do carnaval, com as máscaras e o frevo, festa que só iria acontecer no dia da abertura, conforme estava previsto na programação oficial, mas o sucesso do Bonde dos Caretas foi tão grande que a produção da Feira pediu que a gente também saísse todos dias”, explicou Adélia Lúcio sobre a folia que tomou conta do Centro de Convenções.

A festa que se transformou numa das grandes atrações do evento também acontecia de modo especial no estande. Cerca de 200 máscaras feitas em Igreja Nova foram levadas para a Feira dos Municípios Alagoanos, a maior parte distribuída para as crianças que não resistiam à magia da brincadeira que acontece de forma espontânea nas ruas da cidade durante o carnaval. Dezenas de mascarados, anônimos em suas vestes, brincam entre as pessoas durante os dias de folia no município ribeirinho. 

Entre a beleza da mais nova musa alagoana e a alegria dos caretas de Igreja Nova, o estande montado entre os 55 municípios presentes no encontro também abriu espaço para um jovem escritor. Aos 26 anos, o estudante de Direito Dartanhan Holanda lançou seu segundo livro, um romance cujo enredo se desenvolve em Igreja Nova. O autor tem suas raízes familiares fincadas na cidade e no povoado Ipiranga, locais que sempre visita e fontes inspiradoras para a obra que poderá ser lida nas bibliotecas das escolas da rede municipal de ensino.