Estão abertas, até o dia 7 de fevereiro, as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas com no mínimo 15 anos e que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos do Ensino Fundamental em idade apropriada. As inscrições devem ser realizadas pelo endereço eletrônico http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja.
As provas estão programadas para o dia 14 de abril, nos turnos matutino e vespertino, em todas as unidades da federação. Além de informações, no site do Encceja o candidato também tem acesso a dicas e materiais para o exame.
O interessado deve ter em mãos, no ato da inscrição, o número do CPF e o número do documento de identidade, documentos obrigatórios para a efetivação da inscrição. O edital do exame está disponibilizado no site da Secretaria de Estado da Educação (SEE), no link http://www.educacao.al.gov.br/editais/editais-2013.
Prova e Certificação
De acordo com Rubens Lima, técnico pedagógico da Diretoria de Desenvolvimento da Educação da SEE, as provas serão aplicadas apenas nos municípios de Maceió, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares, mediante escolha do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “O candidato, no ato da inscrição, no site do Encceja, deve optar pelo município mais perto de sua região”, explica.
Será aprovado aquele que obtiver o mínimo de 100 pontos em cada uma das provas objetivas e cinco pontos na prova de redação. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, é preciso obter proficiência na prova de redação para garantir a certificação.
Para pleitear a certificação, o candidato deve procurar a Secretaria de Estado da Educação indicada no ato da inscrição para solicitar o certificado no nível de conclusão do Ensino Fundamental ou a declaração de proficiência.
“O exame é realizado pelo Governo Federal, mas cabe à Educação Estadual promover a divulgação e conceder o certificado ao aprovado”, explica Rubens Lima.
Encceja
Desde 2009, o Encceja passou a ser realizado visando certificar apenas o Ensino Fundamental, pois a certificação do Ensino Médio passou a ser realizada com os resultados do Enem. A partir da edição de 2010, a adesão ficou disponível somente às Secretarias Estaduais de Educação. Para aderir ao exame, é necessário que cada secretário estadual de Educação aceite e assine o Termo de Adesão estabelecido formalmente pelo Inep.
A adesão indica a utilização dos resultados do exame pela Secretaria Estadual de Educação para fins de certificação dos participantes no nível de conclusão do Ensino Fundamental que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade apropriada, inclusive pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas.
Aqueles que tenham realizado o Encceja em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação na área de conhecimento poderão inscrever-se novamente no exame para eliminação do componente curricular desejado, caso tenham interesse.









