O estudante de mestrado Flávio Soares dos Santos, formado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas – Uneal Campus Santana do Ipanema, apresentou sua tese de especialização ao diretor do Campus de Santana do Ipanema, José Crisólogo, a professora Edvânia da Conceição, o professor orientador Wilson Nascimento Porto, Leandro Basile, médico veterinário que atua como coordenador do escritório de gerenciamento de projetos na Seagri, Renato Carvalho, gestor do programa Alagoas Mais Leite e Felipe Falcão, gestor do Alagoas Tem Pressa.O tema da pesquisa foi “Análise econômica de unidades produtoras de leite na cidade de Cacimbinhas”.

A pesquisa foi realizada em 7 pequenas propriedades do município de Cacimbinhas, focando no pequeno produtor de leite. Os resultados apresentados chamam atenção para pontos de dificuldades, como a pouca noção de técnicas corretas para o manejo animal na alimentação, na higiene e na saúde sanitária. Foram destaques o cuidado para evitar a utilização de inseticidas sem a indicação profissional correta, a qualidade e o armazenamento do leite, a produtividade do leite em relação ao aspecto financeiro do agricultor – que deve ser acompanhada e calculada para ter a real ideia do lucro que os animais estão dando ao produtor rural.

As equipes da Seagri e da Uneal que acompanharam a apresentação do trabalho acadêmico elogiaram a iniciativa da pesquisa e salientaram a importância da parceria com a Secretaria de Agricultura do município e a Prefeitura, e esperam que as universidades ampliem ainda mais o campo de pesquisa, pois essas informações enriquecem e acrescentam dados sobre a agricultura e a pecuária em Alagoas.

“Temos que estreitar a comunicação com os municípios e as universidades; eles ajudam com a logística de alimentação e transporte dos estudantes e vão conseguir um estudo sobre seu município em áreas específicas e importantes para o crescimento econômico e social dos agricultores”, disse Wilson Porto, professor orientador da tese.

Flávio Soares explicou que “o motivo dessa análise econômica foi a diminuição da produtividade de leite em nosso estado, por diversos fatores. Assim, buscamos orientar o pequeno produtor de leite a fazer uma boa gestão em sua propriedade, evitando gastos desnecessários e que poderiam não levar a uma produtividade satisfatória. Por meio da pesquisa de levantamento de dados, como produtividade no rebanho, pude analisar e retornar ao produtor mostrando a real situação econômica das propriedades e oferecer sugestões de melhorias, prestando assim assistência especializada. No início encontramos resistência de alguns produtores, mas depois eles viram a relevância das informações coletadas e os resultados obtidos e passaram a acreditar no trabalho”.

Renato Carvalho destacou a importância da pesquisa e salientou que a parceria entre Secretaria e Universidade fortalece programas já existentes, como o Balde Cheio, que atende a cerca de 500 produtores em Cacimbinhas, pois cria uma nova base de informações para auxiliar outras assistências ao município.

Leandro Basile concorda e acrescenta: “Essa apresentação de tese mostra que temos de ter um propósito comum de trabalhar em conjunto com as secretarias, em parceria com as prefeituras; estreitar laços, tendo em vista o crescimento do agronegócio em Alagoas. Esperamos gerar serviços a partir das pesquisas acadêmicas, que são fundamentadas e indicam um planejamento a ser seguido, estudam e apontam o que nós, enquanto órgãos governamentais, precisamos dar assistência. Especificamente sobre este estudo apresentado, ele tem importância e deve certamente ser expandido aos outros municípios da Bacia Leiteira, envolvendo programas como Balde Cheio e Alagoas Mais Leite, pois as ações se complementam e as universidades, o poder público e a população devem se integrar em busca de melhores resultados”.